"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Como encher o vaso, prioridades


Numa aula de Filosofia, o professor queria demonstrar um conceito aos alunos. Para tanto, pegou um vaso de boca larga e dentro colocou, primeiramente, algumas pedras grandes. Então perguntou à classe: 

- Está cheio? Pelo que viam, o vaso estava repleto, por isso os alunos unânimente responderam: 

- Sim!. O professor então pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso. 

Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as pedras grandes. Então ele perguntou aos alunos: 

- E agora, está cheio? 

Desta vez, alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu: 

- Sim! 

Continuando, o professor levantou uma lata de areia e começou a derramar a areia entre as pedras e pedregulhos. E pela terceira vez, perguntou: 

- Então, está cheio? 

Agora a maioria dos alunos estava receosa, mas novamente muitos responderam: 

- Sim! 
 
Finalmente o professor pegou um jarro com água e despejou o líquido dentro do vaso. A água encharcou e saturou a areia. Neste ponto, o professor perguntou a classe: 

- Qual o objetivo desta demonstração? 

Um jovem e brilhante aluno levantou a mão e respondeu: 

- Não importa quanto a agenda da vida de alguém esteja cheia, ela sempre conseguirá espremer dentro mais coisas! 

- Não exatamente. – respondeu o professor. O ponto é o seguinte: A menos que você, em primeiro lugar, coloque as pedras grandes dentro do vaso, nunca conseguirá colocá-las lá dentro. Vamos, experimente! – disse o professor ao aluno entregando-lhe outro vaso igual ao primeiro, com a mesma quantidade de pedras, pedregulhos, areia e água. 

O aluno começou a experiência colocando a água, depois a areia, depois os pedregulhos e, por último, tentou colocar as pedras grandes. Verificou, surpreso, que elas não couberam no vaso. Ele já estava repleto de coisas menores. 

Então o professor explicou ao rapaz:

- As pedras grandes são as coisas realmente importantes na sua vida. Seu crescimento pessoal e espiritual. Quando você dá prioridade a isto e mantêm-se aberto para o novo, as demais coisas se ajustarão por si só. 

Seus relacionamentos (família, amigos), suas obrigações (profissão, afazeres), seus bens e direitos materiais e todas as demais coisas menores que completam a vida. 

- Mas, se você preencher sua vida somente com coisas pequenas, então àquelas que realmente importam, nunca terão espaço em sua vida. 

Recomece e, uma boa sugestão é que esvazie seus vasos, mental e emocional, e comece a preenchê-los com as pedras grandes. 

Transcrito (A.D) 

Por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário