"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

terça-feira, 15 de abril de 2014

Devocional Pessoal! Porque e para que orar diariamente?

Se quisermos manter um crescimento espiritual contínuo, temos que manter regularmente uma vida devocional pessoal. Se pararmos de orar, começaremos a diminuir nosso ritmo, e ficaremos sem o ímpeto, vivendo apenas do impulso inicial.

Em diversas partes do mundo, o cristianismo passou a ser uma religião tradicional – cheia de ritualismo e com pouca vida. Nessa época de pressa em que vivemos, as pessoas têm dificuldade em estabelecer e manter um momento para sua devoção pessoal. A televisão ocupa um lugar cada vez mais predominante em nossa vida. Isso nos leva a desperdiçar mais do precioso tempo que poderia ser devotado à oração.

O que está acontecendo é que quanto mais a civilização avança, maior é o número de distrações que impedem que homens e mulheres se dediquem à oração diariamente. A única maneira de escaparmos dessa armadilha é conscientizar-nos da extrema importância de observarmos nosso momento devocional todos os dias.

Existem muitas razoes para orarmos diariamente. Citamos a seguir apenas duas delas.

1. Temos que começar o dia com oração, pois Deus gosta de agir em nosso coração bem cedo:
“Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do altíssimo. Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde ante manhã “.( no hebraico”durante a madrugada”). (Sl 46. 4 – 5).

“Desperta, ó minha alma! Despertai, lira e harpa! Quero acordar a alva.”(Sl 57. 8). Esta mesma afirmação é repetida por Davi no Salmo 108. 2. Esses dois textos revelam o hábito que o rei Davi tinha de levantar bem cedo todos os dias para louvar e engrandecer a Deus. É por isso que Deus testifica que Davi era um homem segundo o coração dele.

Mas ele não se limitava apenas a louvar e adorar a Deus de manhã; ele buscava o Senhor também durante esse precioso momento matinal. “Ó Deus, tu és o meu Deus forte, eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, muito em uma terra seca, exausta, onde não há água. Assim eu te contemplo no santuário, para ver a tua força e a tua glória. Porque a tua garça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam. Assim cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; em teu nome levanto as mãos.(Sl 63. 1-4. ).

Deus prometeu que aqueles que se levantarem cedo para busca-lo, o encontrarão, segundo diz uma versão de Provérbios 8.17: “Eu amo os que me amam; os que de madrugada me buscam me acharão.”

2. Quando começamos o dia em oração, obtemos as forças espirituais e físicas de que precisamos para nos desincumbir de nossas responsabilidades.
“Com minha alma suspiro de noite por ti, e com o meu espírito dentro em mim, eu te procuro diligentemente; porque, quando os teus juízos reinam na terra, os moradores do mundo aprendem justiça.”(Is 26. 9. ).

Ao buscar o Senhor pela manhã, Isaías aprendeu os juízos de Deus em seu espírito. Já percebi que a sabedoria de Deus que me sobrevém no momento devocional pela manhã me torna mais eficiente. Em questão de minutos sei o que Deus quer que eu faça em cada situação. E como tenho a mente de Cristo, não preciso passar muitos dias julgando uma questão.

Mas nosso momento devocional não é feito apenas de oração, deve incluir também a leitura da Bíblia.

Precisamos ler a Bíblia com o objetivo também de buscar alimento para o nosso coração. “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” (Sl 119 11). “A revelação das tuas palavras esclarece, e dá entendimento aos simples.”(Sl 119. 130).

Deus pode falar-nos através das Escrituras, se permitirmos que ele o faça. Nas horas da manhã, estamos com a mente ainda desanuviada dos conflitos que ocorrerão durante o dia. Assim sendo, estamos mais predispostos para receber sua orientação e a instrução que vêm de sua Palavra.

O povo de Deus que me ouve receberá bênçãos na medida em que eu também receber as bênçãos da Palavra de Deus. Se eu estiver motivado, poderei motivar a outros. Só poderei inspirar a outros na medida em que eu mesmo estiver inspirado pelo Espírito Santo. Portanto, preciso ler a Bíblia diariamente na hora devocional.

Extraído do Livro: Oração A chave do avivamento – Autor: Paul Y. Cho

Adaptado Por Litrazini


Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário