"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

sábado, 15 de novembro de 2014

AUTORIDADE ESPIRITUAL

Toda autoridade que existe foi instituída pelo próprio Deus. Portanto, quando desonramos as autoridades, estamos desonrando a Deus. Quando pecamos contra uma autoridade, pecamos contra Deus, e quando isto ocorre consciente ou inconscientemente, a Bíblia diz: “Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação”.

AS AUTORIDADES SÃO INSTITUÍDAS POR DEUS:

MUNDO: “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus”: Rm13.1.

“Sujeitai-vos a toda autoridade humana por amor do Senhor, quer ao rei, como soberano, quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem”: I Pe.2.13,14.

DEUS É A FONTE DE TODA A AUTORIDADE NO UNIVERSO. Considerando que todas as autoridades governantes foram por ele instituídas, então toda a autoridade é delegada por ele e representa a sua autoridade. O próprio Deus estabeleceu este sistema de autoridade a fim de se manifestar.

FAMÍLIA: “Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos”: Ef.5.22-24.

 “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra”: Ef.6.1 a 3.

DEUS ESTABELECE SUA AUTORIDADE NO LAR, mas muitos dos seus filhos não prestam suficiente atenção a este setor da família. As epístolas de Efésios e colossenses mencionam a sujeição no lar, pois sem ela será difícil servir a Deus. As cartas de I Timóteo. e Tito falam do problema familiar como algo que poderia afetar o trabalho. A 1ª carta de Pedro considera a rebeldia contra a autoridade familiar como rebeldia contra o reino. Quando os membros de uma família entendem a autoridade dificuldades no lar desaparecem.

IGREJA: “Ora, rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, presidem sobre vós no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós”: 1Ts.5.12,13).

“Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois, os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? De modo nenhum. Ou não sabeis que o que se une à meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque, como foi dito, os dois serão uma só carne”: I Co. 6.15,16.

DEUS ESTABELECEU AUTORIDADES NA IGREJA TAIS COMO OS PASTORES QUE PRESIDEM BEM E OS QUE SE AFADIGAM NA PALAVRA E NO ENSINO.

Todos aqueles que são insubordinados às autoridades indiretas de Deus não estão sujeitos à autoridade direta de Deus.

A QUEBRA DO PRINCÍPIO DA OBEDIÊNCIA À AUTORIDADE ATRAI MALDIÇÃO SOBRE A PESSOA.

“Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniqüidade de idolatria. Porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou, a ti, para que não sejas rei”: 1Sm.15.23.

A OBEDIÊNCIA AO PRINCÍPIO DA AUTORIDADE ATRAI A BÊNÇÃO SOBRE AS PESSOAS

A MEDIDA DA OBEDIÊNCIA
Quando a autoridade delegada (homens que representam a autoridade de Deus) e a autoridade direta (o próprio Deus) entram em conflito, a pessoa pode prestar submissão mas, não obediência à autoridade delegada como:
A)- A OBEDIÊNCIA ESTÁ RELACIONADA COM A CONDUTA: É RELATIVA. A submissão relaciona-se com a atitude do coração: é absoluta.
B)- SÓ DEUS RECEBE OBEDIÊNCIA IRRESTRITA SEM MEDIDA; qualquer pessoa abaixo de Deus só pode receber obediência restrita.
C)- SE A AUTORIDADE DELEGADA EMITIR UMA ORDEM CLARAMENTE EM CONTRADIÇÃO COM A ORDEM DE DEUS, DEVERÁ RECEBER SUBMISSÃO, MAS NÃO OBEDIÊNCIA. Temos que nos submeter à pessoa que recebeu autoridade delegada de Deus, mas devemos desobedecer a ordem que ofende a Deus.

Não existe ninguém apto a ser autoridade delegada por Deus se ele mesmo não aprender primeiro como sujeitar-se à autoridade. Ninguém pode saber como exercer autoridade até que sua própria rebeldia tenha sido resolvida.

ESTAR EM POSIÇÃO DE AUTORIDADE EXIGE RESTRIÇÃO; é preciso santificar-se. Outros podem, mas você não pode. Você tem de obedecer ao Espírito do Senhor conforme ele ensina dentro de você. Se não nos santificarmos como nosso Senhor, não estaremos qualificados para ficar em posição de autoridade.

A AUTORIDADE TEM SEUS FUNDAMENTOS NA SANTIFICAÇÃO. Sem santificação não pode haver autoridade. Quanto mais alta a autoridade maior a separação. Deus é a autoridade máxima. Vamos aprender a nos santificar de coisas impuras e comuns.

Baseado no livro Autoridade espiritual – editora vida

Por Litrazini
http://www.kairosministeriomissionario.com/


Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário