"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

domingo, 18 de outubro de 2015

OS DOIS EVANGELHOS

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego”.

O Evangelho de Jesus Cristo é a boa nova de grande alegria. Nisto eu acredito e prego e ensino dentro desta perspectiva. Dentro de minha limitação, observo que o evangelho se transformou em algo voltado para o homem, e Jesus Cristo deixou de ser o centro, a razão de ser o evangelho. Por isso, fiz questão de intitular esta pequena reflexão de Os Dois Evangelhos. O do homem e de Jesus Cristo.

Que paralelos podemos traçar para estes seguimentos?

EM PRIMEIRO LUGAR, O EVANGELHO DOS HOMENS PRECONIZA AS BÊNÇÃOS MATERIAIS, E O EVANGELHO DE JESUS A TRANSFORMAÇÃO PESSOAL.

Muitos hoje querem as bênçãos de Deus, mas não querem o Deus das bênçãos. Deus hoje virou marionete nas mãos dos homens. Não se enfatiza mais a transformação pessoal, o ser uma nova criatura em Cristo Jesus. Ser nova criatura é permitir que a vida de Jesus seja cada dia mais evidente em nossa natureza caída e degenerada pelo pecado. É a cada dia mortificar o eu para abrirmos espaço para Jesus.

EM SEGUNDO LUGAR, O EVANGELHO DOS HOMENS ENFATIZA FENÔMENOS ESPIRITUAIS, E O EVANGELHO DE JESUS A FÉ GENUÍNA.

O que é fé? O autor de Hebreus nos diz: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”. A expressão no grego para firme fundamento é garantia inabalável. Isso significa que a fé não está baseada em fenômenos externos, mas na Pessoa de Jesus Cristo. Ele é a nossa garantia inabalável o nosso porto seguro.

EM TERCEIRO LUGAR, O EVANGELHO DOS HOMENS CONVOCA PESSOAS PARA A PROSPERIDADE, E O EVANGELHO DE JESUS CRISTO AO DISCIPULADO.

Ser discípulo de Jesus é reproduzir na vida o caráter de Cristo. Este é o nosso maior desafio nesta sociedade pós moderna. Mostrar que viver com Cristo e andar como Ele andou é significativo e relevante.

Ser discípulo de Jesus Cristo não significa andar e viver alienado ao que está em nossa volta, é estar inserido na arte, na cultura, na política, no esporte, apontando Jesus Cristo e o seu Reino.

O EVANGELHO DOS HOMENS APONTA O PODER COMO ALTERNATIVA DE VIDA, E O EVANGELHO DE JESUS CRISTO PARA AMOR E O SERVIÇO.

Muitos pregadores afirmam que o crente é cabeça e não cauda, e por isso tem que sempre chegar ao poder. Jesus nos ensina que quem ser grande deve se humilhar deve servir e acima de tudo amar.

Como diz o hino do Cantor Cristão “No Serviço do Meu Rei eu Sou Feliz”. Com isto não quero dizer que Deus não possa nos abençoar e nos dar prosperidade. O que quero dizer que isto não é prioridade no evangelho de Jesus. Por quê? O Senhor quer cuidar de nós.

Que Deus nos ajude a cada dia vivermos o evangelho da graça de Deus em Cristo Jesus.

Autor: José Manuel Monteiro Junior

Por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário