"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

segunda-feira, 11 de abril de 2016

MUSCULAÇÃO ESPIRITUAL

Então, o que acontece quando te pedem para esperar? A espera é, para você, um tempo para fortalecimento ou enfraquecimento? Você já parou para refletir o porquê de Deus te pedir para esperar? Deixe-me apontar um dos propósitos para isso.

ESPERAR É GANHAR TEMPO
Quando Deus te pede para esperar, o que acontece com seus músculos espirituais? Enquanto espera, seus músculos espirituais crescem e se fortalecem, ou ficam flácidos e atrofiados? Esperar pelo Senhor não significa que Deus te esqueceu, te abandonou ou não está sendo fiel ao que prometeu. Na verdade, Deus está te dando tempo para considerar Sua glória e crescer na fé. Lembre-se, esperar não é só sobre o que você está visando ao fim da espera, mas também no que você se torna enquanto espera.

A espera sempre se apresenta a mim como um momento de escolha espiritual. Vou me permitir questionar a bondade de Deus e progressivamente enfraquecer na fé, ou vou abraçar a oportunidade de fé que Deus está me dando e fortalecer meus músculos espirituais (veja o Salmo 27.4).

É muito fácil questionar sua cosmovisão quando você não tem certeza do que Deus está fazendo. É muito fácil permitir que a dúvida surja quando você precisa esperar. É muito fácil abandonar bons hábitos e estabelecer novos hábitos que enfraquecem os músculos do coração. Deixe-me sugerir alguns hábitos característicos da falta de fé que fazem com que a espera seja um tempo de enfraquecimento, ao invés de fortalecimento. Esses são maus hábitos que todos nós somos tentados a praticar.

HÁBITOS DE FALTA DE FÉ
Abrir espaço para dúvida. Existe uma linha tênue entre as dificuldades da espera e abrir espaço para dúvida. Quando você é chamado para esperar, você precisa fazer algo que não estava nos seus planos, logo, é algo que você tem dificuldade para ver como bom. Como você está naturalmente convencido de que o que você deseja é certo e bom, não parece muito amoroso lhe pedir que espere. Está vendo o quão tentador é começar a questionar a sabedoria, a bondade e o amor de Deus? É tentador, na frustração da espera, realmente começar a acreditar que você é mais sábio que Deus.

ABRIR ESPAÇO PARA RAIVA. É muito fácil olhar ao redor e começar a pensar que os caras maus estão sendo abençoados e os caras bons estão sendo esmagados (veja o Salmo 73). Haverá tempos em que simplesmente não parece certo que você precise esperar por algo que obviamente parecer ser o melhor para você. Parecerá que você está sendo enganado, e quando isso acontece, parece correto ficar com raiva. Por causa disso, é importante entender que a raiva que você sente nesses momentos é mais do que raiva das pessoas ou circunstâncias que são as causas visíveis da sua espera. Não, sua raiva é, na verdade, com Aquele que está no controle das pessoas e das circunstâncias. Você está, de fato, abrindo espaço para o pensamento de que você está sendo enganado por Deus.

ABRIR ESPAÇO PARA O DESENCORAJAMENTO. É aqui que eu começo a deixar meu coração fugir em meio aos “se ao menos ______”, “e se _______” e aos “o que será que vai acontecer se ______”. Eu começo a pensar sobre o que vai acontecer se meu desejo não se realizar logo, o que será que vai acontecer se ele não re realizar de qualquer forma. Esse tipo de pensamento me faz sentir como se minha vida estivesse fora de controle. E eu penso que minha vida está fora de controle porque eu esquecido gracioso e sábio controle de Deus sobre cada momento da minha existência. Ao invés de preenchido de alegria, meu coração se torna cheio de preocupação e temor. Qualquer tempo livre é gasto pensando no terrível futuro, e com isso vem, como sempre, todo aquele desencorajamento.

ABRIR ESPAÇO PARA INVEJA. Quando estou esperando, é muito tentador olhar por cima da cerca e desejar a vida de alguém que não parece ter sido chamado à espera. É muito fácil adotar o estilo “eu queria ser aquele cara” de viver. Você não é capaz de abrir espaço para a inveja sem questionar a sabedoria e o amor de Deus. A lógica é a seguinte: se Deus realmente te ama como ele ama o outro cara, você teria o que o outro cara tem. Inveja tem tudo a ver com se sentir esquecido e abandonado, em conjunto com um desejo de possuir o que o seu vizinho tem.

ABRIR ESPAÇO PARA A PROCRASTINAÇÃO. O resultado de abrir espaço para todas essas coisas é a falta de atitude. Se Deus não é tão bom e sábio quanto eu achava que era, se ele mantém afastadas dos seus filhos as coisas boas, e se ele favorece apenas alguns, por que eu vou continuar a buscá-lo? Talvez todos esses hábitos de fé não estejam me ajudando em nada; talvez eu esteja me enganando.

Infelizmente, esse é o caminho que muitas pessoas seguem quando estão esperando. Ao invés de crescer na fé, a motivação para o exercício espiritual é destruída pela dúvida, raiva, desencorajamento e inveja, e os músculos da fé que já foram robustos e fortes agora estão atrofiados e fracos.

UMA DAS PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE MOLDE
A realidade da espera é que ela é uma expressão da bondade de Deus, não uma prova empírica contra de que Ele não é bom. Ele é sábio e amoroso. Seu tempo sempre está correto, e Seu foco não é no que você vai experimentar e aproveitar, mas no que você vai se tornar. Ele está comprometido a usar todas as ferramentas à Sua disposição para te resgatar de si mesmo e te moldar à semelhança de Seu Filho. O fato é que esperar é uma das Suas principais ferramentas de molde.

Então, como você exercita seus músculos espirituais durante a espera?
Bem, você deve se comprometer a resistir àqueles hábitos de falta de fé e, com disciplina, buscar uma rotina rigorosa de exercício espiritual.

QUAL É O EQUIPAMENTO DA ACADEMIA DIVINA DA FÉ?
Aqui estão algumas coisas que ele designou para que você possa exercitar os músculos do seu coração e fortalecer sua motivação: o estudo regular da Palavra; comunhão divina consistente; busca da glória de Deus na criação diariamente; se colocar sob pregação e ensino de qualidade das Escrituras; investir seu tempo mental livre na meditação sobre a bondade de Deus (quando você vai dormir, por exemplo); a leitura de bons livros cristãos; e gastar grandes períodos de tempo em oração. Todas essas coisas resultam em força e vitalidade espiritual.

Deus está te pedindo para esperar? Então, o que está acontecendo com seus músculos?

Paul Tripp / /Traduzido por Filipe Schulz | iPródigo

Litrazini
http://www.kairosministeriomissionario.com/


Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário