"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

A TUTELA DA LEI E A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ

ESTÁVAMOS SOB A TUTELA DA LEI ATÉ QUE VIESSE A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ. VEJAM:

“Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que creem” (Gl 3.22)

“Mas, antes que viesse a fé, estávamos guardados debaixo da lei, encerrados para aquela fé que se havia de revelar” (3.23).

“De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados”(3.24).

“Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio”(3.25).

“Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus”(3.26).

“Encerrou tudo”(3.22) – A lei encerrou os homens em sua prisão, assim lhes transmitindo um senso de culpa e do poder do pecado. A fé (3.23) – A fé referida no verso 22, a fé que justifica. “Estávamos sob” – O tempo verbal imperfeito descreve a atividade incessante da lei como carcereira”.

“A lei nos conduziu a Cristo, em Quem pudemos encontrar justificação, mediante a fé. O estado de tutela pertence ao passado: temos nos tornado espiritualmente adultos, atingindo a estatura de filhos e herdeiros de Deus”.

“Aio”(3.24) Tutor. A lei agia como tutor-escravo para conduzir-nos a Cristo. Desse modo a lei nos orientava como nosso “paidagogos”, orientador de crianças, de qual termo se origina a palavra portuguesa pedagogo... A função da lei termina quando nos tem conduzido a Cristo e nos deixa entregues em Suas mãos, não meramente para receber instrução, mas, acima de tudo, para recebermos redenção, que inclui a completa filiação” (Comentários de “O Novo Comentário da Bíblia”).

“Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim, e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça [justificação] provém da lei, segue-se que Cristo morreu em vão” (Gl 2.19-21). 

“Todos os crentes foram crucificados com Cristo na cruz. Morreram para a Lei como meio de salvação, e agora vivem para Deus por meio de Cristo, Por causa da salvação em Cristo, o pecado já não tem domínio sobre eles” (Comentários da Bíblia de Estudo Pentecostal).

Pr. Airton Evangelista da Costa

Por Litrazini

Graça e Paz

Um comentário:

  1. A Paz do Senhor Jesus Cristo. Sou pastor pres.da Igreja Missionária Assembleia de Deus,no bairro de Itaúna-MUnicipio de São Goncalo-estado do Rio de Janeiro. Sou Missionário que Fasso missões sem vínculos com órgãos de missões.queria ter condições de mandar fazer os nossos próprios folhetos para os evangelismo tanto para os locais e também para as missões.

    ResponderExcluir