sábado, 12 de agosto de 2017

A FÉ QUE JESUS PROCURA!

“...Mas Jesus lhe disse: —Deixe que os filhos comam primeiro. Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros. —Mas, senhor, —respondeu a mulher—até mesmo os cachorrinhos que ficam debaixo da mesa comem as migalhas de pão que as crianças deixam cair. Jesus disse: —Por causa dessa resposta você pode voltar para casa; o demônio já saiu da sua filha. Quando a mulher voltou para casa, encontrou a criança deitada na cama; de fato, o demônio tinha saído dela. (Marcos 7. 24-30)

Jesus nos faz uma pergunta intrigante em Lucas 18.8: "... Contudo quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?"

Que resposta daremos? Onde, em quem, Ele hoje pode encontrar fé? Jesus está procurando fé em nós! 

A FÉ QUE JESUS PROCURA, NEM SEMPRE ESTÁ NOS RELIGIOSOS. vs 24 e 26. Em muitas ocasiões Jesus procurava fé no meio do seu povo mas raramente encontrava, às vezes era surpreendido pela fé de pessoas fora de Israel, (igreja) como esta mulher grega sirio-fenícia.

Em outra ocasião narrada em Mt 8. 5-13, Ele encontra fé num centurião romano e destaca: "Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta."

Corremos o perigo de nos acostumarmos com a religiosidade e perdermos a sensibilidade da fé.  Esta sensibilidade precisa ser aguçada pelo Espírito Santo. Cuidado, Jesus está procurando corações que creem.

A advertência de Jesus em Mt 5. 11 e 12 é esta: Não fique acomodado, não pense que você tem cadeira cativa no cenário da fé, se você não crer Deus levantará outros e talvez sejam pessoas que você, nunca imaginou que pudessem crer.

A FÉ QUE JESUS PROCURA, VEM DE PESSOAS QUE OUSAM A BUSCÁ-LO DESESPERADAMENTE. vs. 24b e 25
O texto ousa em dizer que Jesus "não pôde ocultar-se",(se esconder) é claro que isto é um expressão antropomórfica, que é por razões literárias-teológicas, atribuir ao divino atitudes humanas, mas poeticamente podemos dizer: "Ele não pôde", pois não resiste a um coração quebrantado.

Quando o buscamos desta forma o encontramos. Qual foi a última vez que você buscou o Senhor desta maneira?

A FÉ QUE JESUS PROCURA RESISTE AS PROVAS. vs. 27 e 28
Jesus provou e provocou aquela mulher, usando uma linguagem aparentemente agressiva, mesmo assim ela não reclama, não tem auto-comiseração, mas insistentemente afirma sua dependência. Ela não tem uma fé "dodói", que desiste, se revolta, não!  Ela é ousada e argumenta em humilhação e por isto recebe a libertação de sua filha.

Jesus pode encontrar este tipo de fé em nós?

A FÉ QUE JESUS PROCURA, É FÉ DECLARATIVA E PROFÉTICA. vs. 29
Jesus não disse a mulher, por causa do meu poder (embora fosse), não disse, por causa da tua ousadia (embora fosse) mas disse: " Por causa desta palavra, podes ir o demônio já saiu de tua filha." vs. 29.

O que havia naquelas palavras?
Havia confiança que o Senhor é um Deus que faz sobejar, que tem muito mais pra dar do que possamos imaginar. Era uma fé que declarava o amor de Deus, sua providência.  Este tipo de fé alcança o coração do Pai!

Jesus ainda procura, encontrara em você e em mim, este tipo de fé?

Questões para pensarmos:
Será que nos acostumamos com a religiosidade, correndo o perigo de vermos outro fazerem aquilo para o qual fomos chamados?

Você tem se prostrado e se quebrantado diante de Deus, ao ponto Dele "não poder se ocultar de você"? Sua fé resistente, aos "nãos " de Deus?

Você tem confessado o poder da Palavra e crido no Deus da Palavra?

Transcrito por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário