"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

CARÁTER VERSUS TALENTO

TALENTO É UM DOM
A vida não permite que tenhamos controle em determinadas coisas. Por exemplo, ninguém escolhe os pais que gostaria de ter. Ninguém escolhe o local ou as condições do seu nascimento e crescimento. Assim também não podemos selecionar nossos talen­tos e Q.I. (quociente de inteligên­cia), nascemos com eles.

CARÁTER É UMA ESCOLHA
Diferente do talento, o caráter é formado a partir do ambiente onde vivemos, das pessoas com as quais aprendemos, das influências que sofremos e, principalmente, das escolhas que fazemos etc.

QUANDO O CARÁTER NÃO SUPORTA O PESO DO TALENTO
Você conhece a história de al­guma pessoa que, apesar de talen­tosa, teve um fim trágico porque faltou profundidade de caráter? Um grande projeto de vida exige muito investimento na fundação, no caráter, pelo contrário, a casa “cai”, e o prejuízo é grande (Mt 7.24-27).

O CARÁTER DO CRISTÃO DEVE SUPORTAR O PESO DO TALENTO
O cristão deve fazer jus ao que o Senhor Jesus lhe oferece. É o que diz a parábola registrada em Ma­teus 25.14-28. Ele distribui os ta­lentos de acordo com a capacidade de cada um. E, certamente, espera que sejam bem administrados.

O CARÁTER PROTEGE O TALENTO
“Quem anda em sinceridade anda seguro ” (Pv 10.9a). Pessoas com profundidade de caráter reco­nhecem o valor dos outros nas suas conquistas, não se deixam dominar pelo excesso de autoconfiança, nunca usam atalhos para tirar van­tagens e vivem conscientes de que Deus é a razão do seu sucesso.

O CARÁTER GARANTE SUCESSO DURADOURO
Alguém afirmou que é mais fácil chegar ao topo da pirâmide do sucesso do que se manter lá. A duração do sucesso na vida de uma pessoa depende da profundi­dade do seu caráter.

Um exemplo bíblico de homem íntegro, cujo caráter garantiu sucesso duradou­ro foi Daniel. Os homens que, motivados pela inveja, tentavam matá-lo, vasculharam a sua vida para ver se encontravam uma falha para acusá-lo (Dn 6.4b).

O CARÁTER DÁ RESISTÊNCIA AO TEMPO DE PROVAÇÃO
Um dos homens que mais expe­rimentou o sofrimento no AT foi Jó. A força de Jó para resistir às provas pelas quais passou, estava no seu caráter (Jó 1). Como já disse, é nos momentos mais difí­ceis da vida que revelamos quem realmente somos.

Transcrito Por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário