"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

POR QUE DEVEMOS ESTUDAR O ANTIGO TESTAMENTO?

A Bíblia é uma revelação progressiva. Se você pular a primeira metade de qualquer bom livro e tentar terminá-lo, você vai ter dificuldade de entender seus personagens, o enredo e o final. Da mesma forma, o Novo Testamento só pode ser completamente entendido quando é visto como o cumprimento dos eventos, personagens, leis, sistema de sacrifício, alianças e promessas do Antigo Testamento. 

Se apenas tivéssemos o Novo Testamento, iríamos ler os evangelhos sem saber por que os judeus estavam esperando pelo Messias (Um Rei Salvador). Sem o Antigo Testamento, não entenderíamos por que esse Messias estava vindo (veja Isaías 53), e não poderíamos ter identificado Jesus de Nazaré como o Messias através das várias profecias detalhadas que foram dadas a Seu respeito, por exemplo: Seu lugar de nascimento (Miqueias 5:2); Sua forma de morrer (Salmos 22, principalmente versículos 1,7-8, 14-18; Salmos 69:21, etc.), Sua ressurreição (Salmos 16:10) e muitos outros detalhes de Seu ministério (Isaías 52:13; 9:2, etc.).

Sem o Antigo Testamento, não entenderíamos os costumes judaicos que são mencionados no Novo Testamento. Não entenderíamos as distorções que os fariseus tinham feito à lei de Deus por acrescentarem as suas tradições. Não entenderíamos por que Jesus estava tão transtornado ao purificar o Templo. Não entenderíamos que podemos usar a mesma sabedoria que Cristo usou em Suas muitas respostas aos Seus adversários (humanos e demoníacos).

Sem o Antigo Testamento, deixaríamos de entender várias profecias detalhadas que só podiam se tornar verdade se a Bíblia realmente fosse a Palavra de Deus, não dos homens (veja os profetas maiores e menores, tais como Daniel 7 e os capítulos seguintes). Essas profecias dão detalhes específicos sobre a ascensão e queda de nações, como iriam cair, se ascenderão de novo, quais poderes seriam os próximos a emergir, quem seriam os principais personagens (Ciro, Alexandre o Grande, etc.) e o que aconteceria com os seus reinos quando morressem. Essas profecias detalhadas são tão exatas que céticos acreditam que só podem ter sido escritas depois do ocorrido.

O Antigo Testamento contém várias lições através das vidas de seus personagens falíveis que possuíam a mesma natureza que possuímos hoje. Ao observar suas vidas, podemos nos encorajar a confiar em Deus não importando a situação (Daniel 3) a não ceder nas coisas pequenas (Daniel 1), Para Que possamos Ser Fiéis depois nas grandes coisas (Daniel 6).

Podemos aprender que é melhor confessar nossos pecados com sinceridade logo, ao invés de botar a culpa em outra pessoa (1 Samuel 15). Podemos aprender a não brincar com o pecado, pois o pecado vai nos descobrir e a sua moroida é fatal (veja Juízes 13-16). Podemos aprender que precisamos confiar e obedecer a Deus se almejarmos experimentar da Sua "terra prometida" ainda nessa vida e do Seu Paraíso na vida futura (Números 13).

Aprendemos que se contemplarmos o pecado, estamos apenas nos preparando parágrafo comete-lo (Gênesis 3; Josué 6-7). Aprendemos que nossos pecados tem consequencias não só para nós mesmos, mas aqueles ao nosso redor que amamos tanto. Da mesma forma, o nosso bom comportamento tem recompensa para os que estao ao nosso redor (Gênesis 3; Êxodo 20: 5-6). 

O Antigo Testamento também contém grandes quantidades de sabedoria que o Novo Testamento não tem. Muitas dessas estão escritas nos livros de Salmos e Provérbios. Esses ensinos de sabedoria revelam como posso ser mais sábio do que meus mestres, qual o resultado de vários pecados (é sempre bom poder ver o anzol que a isca está escondendo) e quais realizações o mundo tem a oferecer (nenhuma!)

Como posso perceber se sou um tolo? Como posso acabar afastando pessoas sem esse ser o meu objetivo? Como posso abrir portas para o sucesso duradouro? Como posso achar um sentido para minha vida? Novamente, tem tanta coisa só esperando ser descoberta por aqueles que realmente querem aprender.

Sem o antigo testamento, não teríamos nenhuma base de nos guardar contra os erros das perversões politicamente corretas da nossa sociedade, na qual a evolução e vista como sendo uma criadora de todas espécies durante um período de milhões de ano (ao inves de ser o resultado de uma criação especial de Deus em seis dias literais). Nós acreditaríamos na mentira de que casamentos e famílias são estruturas em evolução que devem continuar a mudar com a sociedade (ao inves de serem vistos como hum plano de Deus cujo propósito e criar filhos que o seguem e proteger aqueles que seriam usados ​​e abusados ​​se não estivessem em tal estrutura - frequentemente mulheres e crianças). 

Sem o Antigo Testamento, como entenderíamos as promessas que Deus ainda vai cumprir na nação israelita. Como resultado, não veríamos propriamente que o período de tribulação e um período de sete anos não qual de ele vai estar trabalhando especificamente com a nação de israel por ter rejeitado a primeira vinda sua, mas que vai recebê-lo na sua segunda vinda.: não entenderíamos como o reino futuro de Cristo de 1000 ano se encaixa como promessas com Judeus, nem os gentios como vão fazer parte disso. Tambem nao veríamos como o último livro da bíblia conecta tudo o que estava solto no começo da bíblia, restaurando o paraíso que Deus originalmente criou esse mundo para ser, não teríamos qualquer relacionamento íntimo e pessoal com Ele no Jardim do Éden.

Em resumo, o Antigo Testamento é um espelho que permite que nos vejamos nas vidas dos seus personagens e nos ajuda a aprender de forma indireta com os seus exemplos. Explica tantas coisas sobre quem Deus é, as maravilhas que tem criado e a salvação que tem providenciado. Conforta aqueles que estão passando por perseguição ou problemas (especialmente o livro de Salmos). Revela através de tantas profecias cumpridas por que a Bíblia é um livro tão sem igual entre os outros livros santos – só ela é capaz de demonstrar o que clama ser: a Palavra inspirada de Deus. Revela muita coisa sobre Cristo página após página dos seus manuscritos. Contém muita sabedoria que vai além do que o Novo Testamento cita ou a que se refere..

Em resumo, se você ainda não se aventurou profundamente nas suas páginas, então está perdendo muito que Deus lhe tem disponibilizado. Ao ler o Antigo Testamento, haverá muito que você não vai entender de imediato, mas haverá muito mais que voce vai entender e aprender. Ao continuar estudando suas páginas, pedindo a Deus que o ensine ainda mais, a sua escavação vai lhe recompensar com grandes tesouros!

Fonte: GotQuestion

Por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário