terça-feira, 13 de junho de 2017

O CUIDADO DO PAI ÁGUIA

"Como a águia desperta o seu ninho, adeja sobre os seus filhos e, estendendo as suas asas, toma-os, e os leva sobre as suas asas. assim só o Senhor o guiou, e não havia com ele deus estranho". (Dt.32.11,12)

O texto fala de como Deus Pai tirou seu povo do Egito. Assim como a Águia coloca seus filhotes sobre suas costas e levanta voo acima das nuvens, assim Deus fez com seu filho Israel.

Deus Pai aniquilou os demônios do Egito que oprimiam seus filhos e os levou à salvo para um lugar onde eles estariam protegidos.

Adonai é o Pai Águia que nos ensina nos versículos acima, como um pai deve proceder com os seus filhos. Numa época como esta, que os inimigos tentam roubar e matar nossos filhos com artimanhas como os jogos da baleia azul devemos aprender o que Deus nos ensina através dos pais Águias.

As águias têm algumas características muito interessante no tocante ao cuidado com seus filhos: As Aguias constroem seus ninhos (casa) no alto do penhasco onde os predadores não conseguem alcançar seus filhotes. Isto fala de construir nosso lar de forma que ofereça proteção contra os predadores.

Elas buscam a comida fresca todos os dias para seus filhotes. Isto fala de provisão. A melhor comida que devemos dar aos nossos filhos todos os dias é a Palavra de Deus.

As Águias tem seus olhos voltados para seus filhotes e nunca os perdem de vista, mesmo que estejam voando alto. Elas jamais deixam outros cuidar ou ensinar seus filhotes, pois é função dos pais fazer isto.

Ensino: Quando chega o momento dos filhotes aprenderem a voar, a águia os leva até as maiores alturas e os solta. Quando o filhote pensa que vai morrer ao se chocar com o solo, a águia os “segura” com suas garras (mãos) fortes.

As garras das águias foram feitas por Deus de tal forma que quando elas seguram algo ninguém consegue “tirar” de suas mãos. Assim que elas são: Ninguém consegue tirar os filhotes de suas mãos.

Quando os Hebreus estavam no Egito, oprimidos por Faraó Deus desceu lá e com mão forte os tirou da escravidão e esmagou os egípcios. “Vistes o que fiz aos egípcios e como vos levei sob asas de águia e vos trouxe a mim” (Ex. 19, 4).

Assim devem ser os pais de hoje: Protejer seus filhos e não deixar que nada nem ninguém os prejudiquem. É dever dos pais ensinar os filhos e nunca deixar que eles escutem vozes estranhas. Ou ainda que escutem, eles devem ser adestrados a não dar ouvidos, a não seguir, não acreditar em falsos ensinamentos, sabendo distinguir entre o certo e o errado. Essa fé no que o pai diz vem do amor, o mandamento mais importante da Bíblia. Quanto mais um filho se sentir amado, mais ele irá dar crédito.

É por isso que o mundo tenta envolver os nossas crianças, adolescentes e jovens, em um jogo de sedução para que eles se sintam amados, porém este falso amor os tem levado à depressão, às drogas, à prostituição e à morte espiritual e física. Por isso, é cada vez mais importante que um filho saiba o quanto é amado pelo seu Pai.

Os filhos carentes de amor procuram na internet ou nas ruas uma forma de compensação pela falta do carinho e da presença dos pais. Geralmente ambos os pais trabalham fora e deixam os filhos aos cuidados de estranhos ou na frente da televisão assistindo tudo que quiserem. Quando isto acontece os “predadores” atacam as crianças e jovens e quando os pais percebem já é tarde demais. O alto índice de suicídio entre os jovens nos indica que como pais devemos aprender com as Aguias.

O Pai Águia cuida dos filhotes protegendo-os dos predadores e nós, seguindo Seus ensinamentos sábios, iremos conseguir criar os nossos filhos ensinando-os o caminho que devem andar, para que futuramente, não se desviem dele (Pv. 22:6).

Joel Engel

Por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário