"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

domingo, 12 de novembro de 2017

UM VASO DISPONÍVEL

“... Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto. (2 Reis 4.1-7); Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. (Atos 9.15)

Aqui nós temos uma viúva cujo marido morreu devendo dinheiro, ela não tem uma fonte de renda e os credores agora estão batendo na porta exigindo pagamento ou vão levar os filhos como escravos.

Olhando para nossa sociedade, podemos ver uma situação semelhante: o mundo está batendo à nossa porta, em um espirito credor ameaçando levar a nossa família para ser escravos… escravos de drogas, álcool, promiscuidade sexual, identidade perdida, destruindo os relacionamentos, levando a ser oprimidos e depressivos, e a única coisa que pode impedir os credores levar os filhos, assim como nessa história da viúva, é óleo.
O profeta pergunta: O que você tem em casa?
Veja bem, o que você tem em sua casa pode trazer o milagre para sua casa ou pode impedi-lo.
O que o óleo representa? (O Espirito Santo) O que você tem em sua casa? Sua casa é lugar da presença de Deus? Um lugar de milagres? Uma atmosfera do sobrenatural?
Ou é um lugar de confusão, brigas, falta de amor.
A mulher falou que tinha apenas uma botija de azeite… Isso é suficiente, é tudo que precisa… Só falta uma coisa… O que faltou? Vasos.

DEUS É O OLEIRO – NÓS SOMOS O VASO
Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos. Isaias 64.8
O que o vaso representa? (o homem) Quem formou esse vaso? Quem é o oleiro? (Deus)

ÓLEO NÃO É O PROBLEMA – PRECISA DE UM VASO
O que a viúva tinha em casa?  O que ela precisava para receber o milagre? Quando acabou o óleo? (O óleo parou somente quando acabaram os vasos)
Enquanto há um vaso, haverá óleo Deus tem um estoque infinito, nunca está em falta. O problema é que limitamos a ação de Deus em nossas vidas.

O QUE LIMITA O MILAGRE? 
A falta de um vaso, tamanho do vaso ou quantidade de vasos) O que seria um vaso pequeno? (pouco tempo/ pouca fé)
Quanto mais você dá do seu vaso para Deus, mais óleo Ele vai te dar… (At.2.16-18)
Qual é o propósito do homem como um vaso?  (ser cheio do Espirito Santo)
A presença do Espirito Santo em nossas vidas é o que dá valor para nosso “vaso”.Tudo que Deus quer é um vaso…
Se dermos a Ele um vaso, Ele nos dará a Sua unção…

UM VASO ESVAZIADO
O que significa ser um vaso esvaziado?  (é uma remoção das coisas que estão ocupados espaço)
O que precisa esvaziar? (Precisa esvaziar da religiosidade – Mat. 23.23-27 e Tiago 1.26)
Como se esvazia o seu vaso? (crucificar a carne, morrer para si mesmo)
Deus derrama o Seu óleo onde Ele encontra vasos vazios para recebê-lo
O problema são vasos cheios de si mesmos, sujos e cheios de coisas desse mundo, misturando alianças com coisas desse mundo…  Não tem espaço para o óleo…
Se você vier a Ele como um vaso esvaziado, pedir para Ele remover tudo que está tomando espaço, tudo que não é como Ele, os pensamentos, atitudes, palavras e ações, então Ele pode lhe encher com um fluir incansável do Seu óleo, uma fonte sem fim.

UM VASO LIMPO
Que tipo de vaso Deus quer usar? (Deus quer usar vasos de honra) 2 Tim. 2.20-22
Paulo usa a ilustração de uma casa grande que tem vários tipos de vasos. Os vasos de ouro e prata são mantidos limpos e polidos para que possam ser usados para momentos de honra, enquanto os vasos de madeira e barro são usados para momentos de desonra, tipo lixeira.
Qual é a diferença entre o vaso de honra e o vaso de desonra? (Purificado, limpo…)
O que significa um vaso limpo? (1 Tessalonicenses 4.3-4)
Por que o vaso precisa ser limpo? (1 Cor. 6.19)
Deus usa vasos pequenos, vasos simples e até vasos quebrados. Mas Ele não usa vasos sujos.

UM VASO DISPONÍVEL
Em Isaias 6.1-8, Isaias não deu desculpas, não pediu tempo para aprender ou receber um dom ou talento. Ele viu que o Senhor estava procurando um vaso. A única qualificação de Isaias – disponibilidade
A questão não é se há óleo, pois o óleo vai fluir e vai multiplicar, a questão é se há um vaso disponível. Nós somos o corpo de Cristo, somos o vaso.
Os anjos não vêm para pregar um sermão. O Espirito Santo não vai evangelizar, não vai para o campo missionário, não vai plantar igrejas, Mas se Ele achar um vaso, assim Ele vai.
Ele está procurando um vaso que está disposto

UM VASO ESCOLHIDO
O que Deus chama Paulo? Qual foi o propósito de ser um vaso escolhido? (Atos 9.15)
Nós também somos vasos escolhidos, designados para ser usados e enchidos pelo Espirito Santo. Como vasos escolhidos de Deus, somos projetados para ser cheio dEle para a boa obra que Deus já preparou. 2 Tim 2.21; Ef. 2.10

Quando sentir que não é bom suficiente para o chamado, Deus vem para declarar: Se você me entregar o seu corpo, Eu lhe darei meu Poder. Eu derramarei o meu Óleo. Meu Óleo vai fluir em e transbordar do seu vaso. –  2 Cor 4.6-7

Transcrito Por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário