"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

domingo, 5 de março de 2017

CARACTERÍSTICAS QUE PODEM AUXILIAR NA IDENTIFICAÇÃO DE SEITAS

Seitas são grupos que praticam o desvio doutrinário, que interpretam a Bíblia de forma errônea e praticam heresias. Heresias é um desvio doutrinário, uma distorção do cristianismo á luz da Bíblia.

“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem” Mt 7.13,14 . Pois o único caminho que nos leva á Deus é Jesus Cristo. “E disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”João 14.6

SEMELHANÇA COM O CRISTIANISMO.
Possuem forte semelhança com a fé cristã legítima. “Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio satanás se transfigura em anjo de luz”(2 Co 11:13,14).

ADEPTOS SINCEROS.
As seitas são povoadas por pessoas zelosas, mas destituídas de verdadeiro entendimento. “Porque lhes dou testemunho de que tem zelo de Deus, mas não com entendimento” (Rm.10.2).

A ORIGEM.
Todas as seitas, praticamente, reivindicam como sua fonte inicial alguma nova revelação da parte de Deus.

RECONHECIMENTO DE AUTORIDADE ADICIONAL ÀS ESCRITURAS.
Têm outras fontes doutrinárias além da Bíblia “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça” 2 Timóteo 3.16. Adicionar algo à Bíblia é altamente perigoso. Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro Apocalipse 22:18-19

PRETENSÃO DE EXCLUSIVIDADE.
Consideram-se a única expressão correta do cristianismo, excluindo todos os demais grupos cristãos. 

NEGAÇÃO DE VERDADES ESSENCIAIS À FÉ CRISTÃ
Não apenas discordam sobre assuntos periféricos ou não essenciais; normalmente, negam aspectos essenciais da fé cristã. Em geral seus ensinos discordam da verdade bíblica em áreas centrais, como a pessoa de Jesus, Espírito Santo, a obra expiatória de Jesus, a justificação pela fé, a Triunidade de Deus, o ensino das Escrituras sobre o pecado (pensamento positivo), ressurreição e ascensão físicas do corpo de Jesus, entre outros.

ISOLAMENTO DO MUNDO
Os adeptos de seitas se, isolam do mundo onde vivem. O senso de comunidade e o vínculo de amor entre os membros, e a atrofia de relacionamentos com pessoas de fora, tornam o indivíduo alienado.

Deficiência de auto crítica
Na época do regime nazista, utilizou-se um método de reprogramação cognitiva (lavagem cerebral), através de repetição. Diziam que uma mentira repetida 20 vezes, se torna uma verdade para aquele que a repete. Este meio é usado por muitas seitas, e é por isso que a maioria delas aplicam estudos frequentes de suas publicações.

ALTO PROSELITISMO
Os adeptos das seitas, geralmente buscam pessoas já participantes de religiões, afirmando terem eles a verdade. Esta característica está intimamente ligada com o sistema de monopólio da salvação.

FALSAS PROFECIAS
Muitas seitas já proclamaram o fim do mundo para datas específicas, e, todos erraram.
Estas são algumas, dentre as muitas características de seitas.

A Bíblia nos ensina que as Sagradas Escrituras tornam o homem sábio para a salvação em Jesus Cristo e que sem Jesus não haverá salvação para a vida eterna. As seitas subtraem algumas características da pessoa de Jesus Cristo, retirando a Divindade de Filho de Deus.

Em 1João 5.20 a Bíblia ensina que Jesus é o criador. João 5.8 Ensina que Jesus tem a mesma natureza do Pai, ele nasceu como ser humano, cresceu, sentiu fome e sede, cansou-se e dormiu. A Bíblia afirma a Divindade de Jesus quando afirma que ele é o Filho do Homem Lc 19.10. Qualquer ensino que retire a Divindade de Cristo, subtrai suas humanas qualidades. A Bíblia diz: No princípio era o Verbo, o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus (João 1.1)

As seitas multiplicam por obras, a salvação, colocando fardos pesados sobre as costas das pessoas, inventam métodos para se obter a salvação. Para as seitas a fé pessoal em Jesus tem algum valor, mas não o suficiente e nesse ponto multiplicam por obras próprias a fé no Divino Salvador.

Por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário