"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

terça-feira, 17 de outubro de 2017

QUEM DECIDE ONDE DEUS VAI HABITAR E DE QUAL LADO ELE FICARÁ?

“Os filisteus tomaram a arca de Deus e a levaram de Ebenézer a Asdode.”1Samuel 5:1. Ebenzer: Até aqui nos ajudou o Senhor.

Parece que a dureza do coração dos israelitas tornou temporário o apoio de Jeová, fazendo com que ele os ajudasse, só até ali e não a partir dali. Somente Deus tem o direito de decidir a quem ajudar e por quanto tempo.

Os Filisteus deram um tiro no seu próprio pé, pensando que ao controlar a Arca da Aliança, estariam controlando também, o Deus por ela representado. Não sabiam nada a respeito da transcendência divina. Nenhuma obra de artífice tem o poder de conter Deus. Se há um lugar onde ele sempre desejou morar, é o nosso coração. Na realidade a Arca era batata muito quente, que os filisteus tinham em suas mãos.

Também, quem mandou se meterem com o Eterno? Agora são eles que fazem uso indevido da Arca, acostumados que estavam a conviverem com ícones representativos da divindade que seguiam, pensaram que poderiam aprisionar Jeová dentro de uma gaiola de ouro e transformá-lo em um colaborador de Dagon.

Deus mesmo decidiu mostrar quem iria se prostrar diante de quem. O lugar de Dagon era reverenciá-lo de cara no chão. Quem consegue domar o Leão de Judá? Como alguém poderia convencê-lo a trocar de lado? Uma ilusão apenas momentânea, essa de ter conseguido limitar os poderes de Deus.

Nota: Naquele momento da história era público e notório, que dias uma guerra entre dois exércitos era considerada uma guerra entre seus deuses.

Se conhecessem os princípios bíblicos saberiam, que “O Santo de Israel” não participa de lutas onde o pecado é o seu combustível ou o seu povo o abandona (LeitComp Is 59.2). Agora, porém, e os Filisteus afrontavam o próprio Deus Vivo. O Senhor dos Exércitos, era representado pela Arca da Aliança. A sua representação foi usurpada das mãos dos israelitas, mas ele mesmo, nunca foi aprisionado.

El Shaday não precisa de exércitos humanos para se defender, nem de ninguém para decidir em qual cidade onde ele deve morar. Israel era o único povo a quem foi concedido o direito de portar a Arca, mas jamais recebeu qualquer instrução para usá-la como se fosse um talismã. Deixou isto claro quando os filisteus decidiram acomodá-lo em Asdode. Ali a batata ferveu a ponto de se verem obrigados a devolver a Arca para o povp que Deus escolheu para transportá-lo.

“Então, enviaram mensageiros, e congregaram a todos os príncipes dos filisteus, e disseram: Devolvei a arca do Deus de Israel, e torne para o seu lugar, para que não mate nem a nós nem ao nosso povo. Porque havia terror de morte em toda a cidade, e a mão de Deus castigara duramente ali.” 1Samuel 5:11

Senhor Jesus, nos livre das tentativas de te manipular.

UBIRAJARA CRESPO

Por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário