"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

Mostrando postagens com marcador habitar. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador habitar. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

OS HÓSPEDES DE DEUS

SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?

Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. (Sl.15 1-2)

Quem quiser ter comunhão com Deus precisa sujeitar à sua vontade, os pés, as mãos, o coração, a língua, os ouvidos e os olhos. (Is.6.1-5)

Após a pergunta o salmista apresenta cinco características especiais para se tornar um hóspede de Deus:

HABITAR: é um termo que sugere uma certa permanência.

Jesus falou do consolador que haveria de vir a seus discípulos no Pentecostes (Jo 14.16-17).

Habitar no Tabernáculo do Senhor significa estabelecer uma vida com Deus. A condição fundamental é a retidão e a justiça.

MORAR: agrega a ideia de se sentir cômodo, de ser membro da família, de possuir um lugar permanente na família.

Nenhum poder terrestre ou satânico pode nos arrancar de nossa morada no monte santo de Deus, estando os nossos corações firmados nele.

ANDAR SINCERAMENTE: descreve um curso de vida habitual. É a mesma expressão de Gn 17.1. O que está incluso aqui é uma devoção a Deus de todo coração, e uma absoluta integridade com os homens.

O QUE PRATICA A JUSTIÇA: não somente fala acerca da justiça e retidão (virtude), mas também as pratica. Sua fé é revelada na sua vida reta e justa.

FALAR A VERDADE: significa viver em absoluta sinceridade. A verdade nos lábios é importante, mas a verdade no coração é fundamental.

Transcrito Por Litrazini

http://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz 

quinta-feira, 1 de março de 2018

MANTENDO COMUNHÃO COM O ESPÍRITO SANTO

“Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu...” Is 43.1-13

É conhecido o amor do Espírito Santo para conosco, seu cuidado, o zelo, Ele tudo faz para que tenhamos paz e estejamos aptos para nos encontrarmos com o Senhor Jesus, quando do arrebatamento da igreja. Agora, devemos conservar a comunhão com ele, procurando não pecar, não resistir, não entristecer e muitos outros cuidados que devemos ter.

ENTRISTECER AO ESPÍRITO SANTO
Veja a advertência de Ef. 4.30. A ofensa a uma pessoa é um golpe muito forte. Se ele entristece é porque nos ama e não quer que pratiquemos coisas incompatíveis com sua santidade.

O ESPÍRITO SANTO PODE SER ENTRISTECIDO DAS SEGUINTES MANEIRAS:
Quando nos rebelamos, Is 63.10. A rebeldia é resultado da insubordinação, de pessoas que sempre querem ser opositores.

O Espírito Santo não pode habitar em coração de onde procede desejos ímpios, palavras duras e torpes. Leia Ef. 4.29-31. O cristão deve possuir pensamentos puros e palavras de graça aos que ouvem (Gl 4.6).

Amor às coisas mundanas. João adverte em I Jo 2.15 quanto ao amor ao mundo, o que incita um ciúme santo da parte do Espírito Santo (Tg 4.5). Sorrateiramente as novelas, determinados programas de televisão vão dividindo o amor do cristão. Olha! Ninguém pode agradar a dois senhores, afirmou Jesus Cristo.

Resistência ao Espírito Santo At 7.51. Contém uma acusação séria contra os poderes que resistiam ao Espírito Santo através da abstinação, pessoas de dura cerviz, cujo pescoço não se curva. Incircuncisos de ouvidos (desatenção); e de coração (possuíam indisposição para atender).  

As pessoas resistem ao Espírito Santo, por não estarem interessadas em ouvi-lo, alegando que não tem tempo, mas na verdade, trata-se de um espírito rebelde.

A continuada reação ao Espírito Santo leva-nos a procrastinação (deixar para fazer depois o que pode ser feito agora), o receio das malévolas consequências do pecado, irão desaparecendo a ponte de não sentirem a gravidade do pecado. Quem resiste ao Espírito Santo, torna-se insensível a sua voz.

A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO
O pecado da blasfêmia é imperdoável, porque o que assim procede afasta-se conscientemente do plano redentor de Deus.

A prática de tal pecado pode ocorrer em nossos dias, mas poucas pessoas as cometem. A pessoa que se aflige por temer tê-lo cometido, prova que não o praticou.

OUTROS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER

Ausência de oração. O cristão que não ora está rejeitando o auxílio do Espírito Santo. Pois é uma realidade que assim como dependemos do ar para viver, precisamos dele para conforto e auxílio na ocasião necessária.

Quanto às advertências do espírito Santo. As nossas atitudes devem ser de evitar toda impureza, e satisfação das paixões carnais, pois os que ouvem a voz do Espírito Santo e não a atendem, ultrajam (pecam conscientemente) a Ele e vem causar escândalo.

Não apagar o Espírito (I Ts 5.19). O fogo deve ardem continuamente sobre o altar (Lv 6.12-13). O fogo não pode ficar sem lenha (vidas consagradas e abandono do pecado). O fanatismo e o formalismo são opostos e podem apagar a chama pentecostal.

É Preciso vigiar todo tempo para que não venhamos a perder a glória do Senhor.

Transcrito Por Litrazini

Graça e Paz

terça-feira, 17 de outubro de 2017

QUEM DECIDE ONDE DEUS VAI HABITAR E DE QUAL LADO ELE FICARÁ?

“Os filisteus tomaram a arca de Deus e a levaram de Ebenézer a Asdode.”1Samuel 5:1. Ebenzer: Até aqui nos ajudou o Senhor.

Parece que a dureza do coração dos israelitas tornou temporário o apoio de Jeová, fazendo com que ele os ajudasse, só até ali e não a partir dali. Somente Deus tem o direito de decidir a quem ajudar e por quanto tempo.

Os Filisteus deram um tiro no seu próprio pé, pensando que ao controlar a Arca da Aliança, estariam controlando também, o Deus por ela representado. Não sabiam nada a respeito da transcendência divina. Nenhuma obra de artífice tem o poder de conter Deus. Se há um lugar onde ele sempre desejou morar, é o nosso coração. Na realidade a Arca era batata muito quente, que os filisteus tinham em suas mãos.

Também, quem mandou se meterem com o Eterno? Agora são eles que fazem uso indevido da Arca, acostumados que estavam a conviverem com ícones representativos da divindade que seguiam, pensaram que poderiam aprisionar Jeová dentro de uma gaiola de ouro e transformá-lo em um colaborador de Dagon.

Deus mesmo decidiu mostrar quem iria se prostrar diante de quem. O lugar de Dagon era reverenciá-lo de cara no chão. Quem consegue domar o Leão de Judá? Como alguém poderia convencê-lo a trocar de lado? Uma ilusão apenas momentânea, essa de ter conseguido limitar os poderes de Deus.

Nota: Naquele momento da história era público e notório, que dias uma guerra entre dois exércitos era considerada uma guerra entre seus deuses.

Se conhecessem os princípios bíblicos saberiam, que “O Santo de Israel” não participa de lutas onde o pecado é o seu combustível ou o seu povo o abandona (LeitComp Is 59.2). Agora, porém, e os Filisteus afrontavam o próprio Deus Vivo. O Senhor dos Exércitos, era representado pela Arca da Aliança. A sua representação foi usurpada das mãos dos israelitas, mas ele mesmo, nunca foi aprisionado.

El Shaday não precisa de exércitos humanos para se defender, nem de ninguém para decidir em qual cidade onde ele deve morar. Israel era o único povo a quem foi concedido o direito de portar a Arca, mas jamais recebeu qualquer instrução para usá-la como se fosse um talismã. Deixou isto claro quando os filisteus decidiram acomodá-lo em Asdode. Ali a batata ferveu a ponto de se verem obrigados a devolver a Arca para o povp que Deus escolheu para transportá-lo.

“Então, enviaram mensageiros, e congregaram a todos os príncipes dos filisteus, e disseram: Devolvei a arca do Deus de Israel, e torne para o seu lugar, para que não mate nem a nós nem ao nosso povo. Porque havia terror de morte em toda a cidade, e a mão de Deus castigara duramente ali.” 1Samuel 5:11

Senhor Jesus, nos livre das tentativas de te manipular.

UBIRAJARA CRESPO

Por Litrazini

Graça e Paz