"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

terça-feira, 18 de setembro de 2012

O Caminho da Salvação


TODOS OS HOMENS precisam de salvação. É da vontade de Deus que todos sejam salvos, que todos vivam eternamente junto a Ele, no céu. Enquanto estivermos na Terra, temos chance de alcançarmos essa salvação que Deus nos oferece, porque "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3.16).

O que fazer para ser salvo?

O primeiro passo – RECONHECIMENTO
Deve o homem reconhecer que é pecador, pois "TODOS PECARAM E DESTITUÍDOS ESTÃO DA GLÓRIA DE DEUS"(Rm 3.23). Através da desobediência do primeiro casal Adão e Eva, o pecado entrou no mundo e com o pecado a morte. Herdamos de Adão a natureza pecaminosa, também conhecida como pecado original.

A semente do pecado foi implantada em nós, porque "semente gera semente da mesma espécie". O homem ficou propenso ao pecado. Somente Jesus, homem, não se contaminou com essa semente danosa porque Ele foi gerado pela semente de Deus. Exatamente por isso pôde pagar o preço de nossa redenção.

O segundo passo – ARREPENDIMENTO
O homem reconhece que é pecador e se arrepende de seus pecados. O batismo de João Batista aquele que veio para preparar o caminho do Salvador era batismo de arrependimento: "Eu sou a voz do que clama no deserto. Endireitai o caminho do Senhor" (Jo 1.23). "Arrependei vos, pois está próximo o reino dos céus" (Mt 3.2). Jesus iniciou Seu ministério usando a mesma exortação, ou seja, chamando todos ao arrependimento.

O arrependimento precisa ser sincero. E não basta se arrepender; é indispensável deixar o pecado; não mais praticar os atos pecaminosos que vinha praticando; assumir uma posição segura e convicta de que não cometerá os mesmos erros. "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Pv 28.13).

O terceiro passo - CONFISSÃO
"Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação" (Rm 10.9 10). Somos salvos pela graça, mediante a fé (Ef 2.8-9). Isto significa dizer que você aceita o convite de Jesus, reconhecendo-O e aceitando-O como Senhor e Salvador. 

"Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo” (Ap 3.20). Confessar ao Senhor Jesus também significa dar exemplo de vida cristã, ser “luz do mundo e sal da terra”. 

As consequências desses três passos

Ao aceitarmos o senhorio de Jesus, recebemos o Espírito Santo, no qual fomos selados (1 Co 6.19; Efésios 1.13); nossos pecados são perdoados (Atos 10.43; Rm 4.6-8); somos recebidos como filhos de Deus (Jo 1.12); se somos filhos, logo somos também herdeiros de Deus e co herdeiros de Cristo (Rm 8.17); passamos da morte espiritual para a vida espiritual (1 Jo 3.14); somos novas criaturas (2 Co 5.17); o diabo se afasta e não nos toca (Tg 4.7; 1 Jo 5.18); não estamos mais sujeitos às maldições (Jo 8.32,36); podemos usar o nome de Jesus para curar enfermos e expulsar demônios (Mc 16.17-18); a salvação nos leva a um relacionamento pessoal com nosso Pai e com Jesus como Senhor e Salvador (Mt 6.9; Jo 14.18-23); estamos livres da ira vindoura (Romanos 5.9; 1 Ts 1.10). 

Permanecer no Caminho
"Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós... Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto. Sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Tais ramos são apanhados, lançados no fogo e se queimam. Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu tenho guardado os mandamentos do meu Pai, e permaneço no seu amor" (Jo 15.1 10).

Como vimos, o caminho é Jesus. Ele disse que é impossível ao homem ser salvo se não for através dele. "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE, E A VIDA. NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM" (Jo 14.6). Portanto, "quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus" (Jo 3.18).


Finalmente, guarde estas preciosas palavras de Jesus no seu coração: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele” (Jo 14.15, 21).

Jesus, o único caminho: “E EM NENHUM OUTRO HÁ SALVAÇÃO, PORQUE DEBAIXO DO CÉU NENHUM OUTRO NOME HÁ, DADO ENTRE OS HOMENS, PELO QUAL IMPORTA QUE SEJAMOS SALVOS” (Atos 4.12).

Pr. Airton Evangelista da Costa

Por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário