"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

domingo, 5 de janeiro de 2014

Paciência Nas Aflições

Quando o apóstolo Paulo apresentou o seu testemunho sobre o modo como agira em relação ao espinho na carne citado em II Co.12, ele não estava se referindo a uma experiência nova ou recente, mas a algo que havia vivido há 14 anos antes.

Então, ele havia aprendido logo no início do seu ministério, a lição de estar contente em toda e qualquer circunstância, e que a paciência na aflição é uma das principais doutrinas que todo crente deve aprender para viver de modo adequado a vida cristã. E tal doutrina não foi apresentada exclusivamente por Paulo. Não foi algo inventado por ele, mas algo que faz parte vital da obra de Jesus em nós, que mais dia, menos dia, teremos que aprender.

Isto nós podemos ver no testemunho de todos os apóstolos, conforme alguns textos que destacamos no final desta nossa breve reflexão. Você verá com estes textos bíblicos citados, que o que anda sendo ensinado presentemente na maior parte das igrejas ditas cristãs, vai exatamente na contramão da doutrina bíblica da paciência e da perseverança, quando se sinaliza a todo crente como evidência de sucesso da fé, a solução rápida e eficaz de qualquer problema que nos aflija.

Todavia, o sucesso da fé, conforme aprendemos no testemunho dos servos de Deus na Bíblia, é o de receber graça e força para suportar com paciência todo o tipo de aflições que possamos vir a experimentar neste mundo.

Vejamos então as passagens bíblicas às quais nos referimos e que atestam esta verdade.

Romanos 12.12:  regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes; 

2Corintios 1.6: Mas, se somos atribulados, é para o vosso conforto e salvação; se somos confortados, é também para o vosso conforto, o qual se torna eficaz, suportando vós com paciência os mesmos sofrimentos que nós também padecemos.

Tiago 1.12:  Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.

Tiago 5.7,8: Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas.  Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima.

Tiago 5.10: Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor.

1 Pedro 2.20: Pois que glória há, se, pecando e sendo esbofeteados por isso, o suportais com paciência? Se, entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com paciência, isto é grato a Deus.

Autoria: Pr Silvio Dutra

Por Litrazini
http://www.kairosministeriomissionario.com/


Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário