As
nossas grandes perguntas são:
Podemos conhecer Deus? Deus
Se revelou? Pode ser restaurada a companhia com Deus?
Em
última análise, temos de chegar a Deus pela fé. A fé constitui o elo entre Deus
e o homem, e as Escrituras nos dizem que devemos acreditar em que Ele é.
Por esse motivo a palavra "fé" é usada tantas vezes nas Escrituras.
Por
surpreendente que pareça, a despeito das transgressões e rebeliões do homem,
Deus o ama com amor eterno. Deus jamais abandonou o homem, e a busca mais
dramática ao curso dos séculos é a de Deus, amoroso e paciente procurando
chegar ao homem. Deus anseia pelo regresso e recuperação do homem.
Em
seu poema The Hound al Heaven (O Mastim do Céu), Francis Thompson
apresenta Deus e o modo pelo qual Ele segue o homem com persistência,
procurando-o pelos desvãos da história, acompanhando-o sem desânimo, vigiando-o
graciosamente, como um compassivo cão são-bernardo que procura uma criança
perdida nas montanhas da Suíça.
Onde
se efetua a irrupção dessa revelação de Deus? Como pode um cego enxergar, um
surdo ouvir?
Quando
o homem, ainda no Éden, resolveu desafiar a lei de Deus, verificou-se uma
grande tragédia. Quebrou-se a linha de comunicação entre Deus e o homem, e os
dois não puderam mais manter companhia. A luz e as trevas não podiam
coexistir.
Uma
das coisas incompreendidas pelo comum das pessoas é que Deus é
"santo". Há muito que Deus declarou a Israel: "Eu, o Senhor vosso Deus, sou santo" (Levítico
9:2). No discurso de despedida que Josué fez aos exércitos de Israel,
encontramos: "é Deus santo,
Deus zeloso" (Josué 24:19). Afirmou o salmista: "Deus se assenta no seu santo trono"
(Salmos 47:8). No Apocalipse, o grito no Céu é, dia e noite: "Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o
Todo-poderoso, aquele que era, que é e que há de vir" (4:8).
Por
ser santo, Deus não pode ver a iniqüidade e o pecado. O pecado é feio e
revoltante para Deus, sendo impossível a nossas mentes finitas e embotadas pelo
pecado compreender a santidade absoluta de Deus.
Por
estar o homem manchado de pecado e iniqüidade, Deus não podia mais fazer-lhe
companhia. De algum modo, Deus deve ter preparado um plano destinado a
restaurar a companhia com o homem, a despeito do pecado deste. Como Deus santo,
Ele não podia voltar atrás em Sua palavra, e já dissera na verdade: "Em qualquer dia que transgredires
minha lei... morrerás" (Gênesis 2:17). O homem tinha de morrer,
ou Deus se tornaria um mentiroso, e nesse caso não seria mais Deus.
Porque
o homem ainda está pecando e desafiando a autoridade, agindo independentemente
de Deus, existe um grande abismo entre Deus e ele. É por cima desse
abismo tenebroso e estéril que Deus chama, suplica e pede ao homem que se
reconcilie com Seu coração de amor, pois como disse o Apóstolo João, "Deus é amor" (João
4:8).
Jeremias,
o profeta, cita Deus: "Com
amor eterno eu te amei, por isso com benignidade te atraí" (Jeremias
31:3). Da mesma forma, Malaquias, o profeta, citou Deus, dizendo: "Eu vos tenho amado, diz o
Senhor" (Malaquias 1:2).
Por
ser santo, Deus não podia automaticamente perdoar ou ignorar a rebelião do
homem. Por seu amor, Deus não podia atirar o homem inteiramente de lado. Era
esse o grande dilema divino: Como poderia Deus ser justo e, ainda assim, justificar o
pecador? Esta é a questão apresentada por Jó: "Porque, como pode o
homem ser justo para com Deus?" (Jó 9:2).
A
revelação é um meio de comunicação, e significa "tornar conhecido" ou
"desvelar". A revelação requer um "revelador", que no caso
é Deus, e requer também um "ouvinte". Os ouvintes de Deus foram os profetas e
Apóstolos escolhidos, que registraram a revelação feita por Ele.Assim é que a
revelação se torna uma linha de comunicação, estando Deus numa de suas
extremidades e o homem na outra.
Há
planos mais elevados de vida, que nunca pudemos atingir antes. Existem paz,
satisfação e alegria que ainda não conseguimos sentir.
Deus está tentando chegar a
nós. Os céus estão chamando. Deus está chamando! Que o homem O escute!
Extraído
do livro MUNDO EM CHAMAS de BILLY GRAHAM
Por Litrazini
Graça e Paz
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