"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Murmuração – Veneno Mortal

A murmuração é um mal que tem feito destruições no meio do povo de Deus desde os primórdios da criação. Para embasar este estudo nos recorremos ao livro de Números 13,14, quando a nação de Israel estava prestes a tomar posse da terra prometida, mas pela murmuração foi levada a uma árdua caminhada por quarenta anos no deserto.

Murmurar segundo o dicionário é:
Produzir murmúrio ou sussurro. Queixar-se. Falar mal de alguém ou de alguma coisa. Conversar, difamando ou desacreditando.

Assim como no Antigo testamento e no nossos dias este mal tem penetrado no meio do povo de Deus, causando grande estrago e muitos têm perdido a benção pela murmuração. 

Algumas características negativas de um murmurador:

1º O murmurador é auto destrutivo 
Este mal leva a pessoa a se auto destruir. Os murmuradores de Israel receberam sua sentença de morte (Nm. 14.29). Quando alguém adere a esta pratica perde o brilho da vida, porque seus pensamentos, seu falar e suas atitudes são reprováveis por Deus e, se é reprovado por Deus a vida não tem sentido. Saul foi reprovado por Deus e foi lhe retirado o Espírito Santo (1Sm. 16-14).

2º O murmurador torna-se cego espiritualmente 
Este não consegue ver Deus agir, não vê cura, batismo com Espírito Santo, revelação da Palavra, porque sua visão esta comprometida apenas na esfera carnal seu único e exclusivo propósito é fazer mais vitimas do veneno da suas palavras e pensamentos contrários.

3º o murmurador tem perda de memoria espiritual 
Israel quando estava preste a entrar na terra prometida (Nm 13 e 14), começou um murmúrio por causa de um relatório desanimador passado pelos dez espias enviados por Moisés para ver como era a terra prometida (seu solo, seu povo, suas cidade, suas fortaleza seus frutos etc.). Segundo os príncipes (espias), a terra era boa mas intransponível, a partir deste momento todo povo, uma nação inteira começou a murmurar contra Deus. Esqueceu-se de todo agir do Senhor a seu favor, o livramento do julgo egípcio, a travessia em seco do mar vermelho e a providencia física e espiritual no deserto.

Quantas vezes temos estas perdas de memoria, basta entrarmos em um deserto da vida ou um vale, que esquecemos de onde Jesus nos tirou e damos inicio as lamentações e murmúrios A frase celebre de um murmurador é que “Deus se esqueceu de mim, vou largar tudo”, esquecemos que Aquele que prometeu é fiel para cumprir, independente das circunstâncias.

4º o murmurador tem o dom de influenciar negativamente 
Os dez espias influenciaram toda uma nação, ao ponto de quererem retornar para a escravidão do Egito (Nm.14). E tem se difundindo esse ato diabólico no meio da igreja do Senhor, onde murmuradores com a alma perversa destilam seu veneno com intuito de recrutar seguidores fracos na fé para semearem a discórdia e difamarem ministérios, lideranças, envergonhando a obra de Jesus (Rm.2.24).

Foram enviados doze espias por Moisés para cumprir a tarefa, dez voltaram com pesar no coração e murmurando contra Deus, duvidando da capacidade de Deus. Mas no meio destes doze havia dois que não nasceram para serem influenciados por derrotados, Josué e Calebe nasceram para influenciar e crêr naquilo que Deus prometeu.

Creia naquilo que Jesus prometeu para cada um de nós, a SALVAÇÃO, deixe de ser um murmurador e divulgue o Reino de Deus a toda criatura.

Pr Geraldo Guimarães

Por Litrazini


Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário