"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

domingo, 19 de julho de 2015

FIDELIDADE – POR QUE AS PESSOAS TRAEM?

“Jardim fechado… Eu sou um muro, e os meus seios como as suas torres; sendo eu assim, fui tida por digna da confiança do meu amado”. (Cant. 4.12; 8.10; 1Co.7.2-5)

Quem ama não trai. Com certeza não existe maior traição da confiança do que a infidelidade conjugal. POR QUE PESSOAS TRAEM? (Segundo o terapeuta norte-americano Alert Ellis).

CAUSAS NÃO-NEURÓTICAS:
- Insatisfação sexual no casamento que pode levar a busca de compensação.
- A perda de atração pelo companheiro (a). O desejo sexual vai ficando reprimido e as fantasias vão se multiplicando até levar ao adultério.
- A excessiva absorção no trabalho, pode produzir no outro uma sensação de rejeição e abandono.
- O tédio, que vem da repetição, da rotina e que gera indiferença sexual e emocional.
- Extensos períodos de ausência.
- A pressão do estar longe de casa durante longos períodos de tempo pode ser esmagadora.
- Doenças físicas de vários tipos. Gestações sucessivas.

CAUSAS NEURÓTICAS:
- OS “MIMADOS” – são aqueles que acreditam que precisam de tudo o que desejam. Encaram caprichos temporários com necessidades básicas. Os casos nunca correspondem sua expectativas, que são, aliás, irreais (ex: a síndrome do fim de semana perfeito, do sexo perfeito).
- OS “NARCISISTAS”- eles se consideram irresistíveis, têm uma necessidade constante de reconhecimento e admiração, uma enorme preocupação consigo mesmos e uma total incapacidade de corresponder. Adultério para eles é uma experiência de auto engrandecimento.
-  OS “OS FUJÕES” – são aquelas pessoas que estão fugindo não apenas de si mesmas, mas da própria vida.
- OS “IMATUROS”­ – são os que através da infidelidade procuram afirmar, provar eternamente sua masculinidade ou feminilidade. A vida se transforma num teste contínuo de sedução. A mola propulsora desse comportamento é ansiedade.
- OS “INSEGUROS” – são pessoas que se auto desvalorizam, não se respeitam e não têm auto estima. Usam o adultério como fuga.
- OS “VAZIOS” – são os que sofrem de um grande vazio existencial e se recusam a dar um sentido para a própria vida. Estes vão tendo relacionamento promíscuos para encobrir a falta de nexo dentro de si mesmos.
- OS “VINGATIVOS”- São os que traem tendo como motivação um sentimento de vingança.

A fidelidade conjugal da segurança ao casamento e garante a bênção de Deus na vida do casal.

Veja o a Palavra de Deus diz: “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros”.(Hb. 13:4)

Na verdade, o adultério é a manifestação da necessidade de cura, libertação interior.

Extraído do livro: “Casais Debaixo da Graça” – Pr. Josue Gonçalves

Por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário