A NATUREZA DE DEUS E OS NOMES
Deus
é Espírito pessoal, eterno, infinito e imutável. O Espírito é um ser real,
verdadeiro, mas invisível, constituído dos poderes de: pensar, sentir, querer e
os de consciência e direção própria.
Assim
é Deus, nele não há o desequilibro e entre os poderes de pensar, querer e
sentir. (O homem é um espírito que possui uma lama e habita num corpo).
Podemos
ter uma ideia melhor de Deus estudando o significado dos seus nomes que
aparecem na Bíblia:
ELOHIM – “Deus” Esta
palavra emprega-se sempre que sejam descritos ou implícitos o poder criativo e
a onipotência de Deus. Elohim é o Deus-Criador. A forma pura significa
plenitude de poder e representa a Trindade. Elohim é a primeira expressão de
Deus na Bíblia (Gênesis 1.1).
JEOVÁ – Os 72 sábios judeus que Ptolomeu
Filadelfo rei do Egito encarregou de traduzir os textos do Velho Testamento
para o grego (285 anos antes de Cristo) por temer e tremer em
pronunciar o Nome de Deus como JEOVÁ, substituíram por Senhor, assim como
encontramos em nossas traduções.
Observando
Deus a necessidade entre os homens desceu para ajudá-los e salvá-los ao assumir
esta revelação, ele revela-se a si mesmo como “Jeová”.
O
nome Jeová tem sua origem no verbo “ser” e inclui os três tempos
deste verbo, passado, presente e futuro, significa “Serei o que
Serei” o “eu Sou” significa “Deus Absoluto”, “Deus Eterno
Imutável”; “Deus que subsiste por Si mesmo” independente de tudo, Ele que
era, que é e que há de ser.
Em
outras palavras “O
ETERNO”, Também significa: Eu me manifestei, me manifesto e ainda me
manifestarei. Originalmente expressavam o Nome de Deus pelas
consoantes JHVH, evitando vogais; posteriormente tiravam as vogais de
ADONAI e ELOIM (Senhor) e, acrescentaram a estas consoantes, daí a ficar
desconhecida a real pronúncia.
O
uso de diversos nomes complementares a JEOVÁ são encontrados nos originais
Bíblicos, pois o nome do Senhor era mencionado biblicamente de acordo com o que
representava no momento do acontecimento.
Os
nomes encontrados nos consertos entre Jeová e seu povo são:
Aos
que jazem em leitos de doenças manifesta-lhes como: JEOVA-RAFA – “O Senhor que cura”. Êxodo 15.26
Os
oprimidos pelo inimigo invocam a: JEOVÁ-NISSI –“ O Senhor nossa bandeira”, Êxodo 17.8-15.
Os
encarregados de cuidados aprendem que ele é: JEOVÁ –SHALON – “o Senhor nossa paz”, Juízes 6.24.
Os
peregrinos na terra sentem a necessidade de: JEOVÁ-RA’AH – “O Senhor meu Pastor”. Salmo 23.1
Os
condenados e necessitados de justificação, esperançosamente invocam: JEOVÁ-TSID-KENU – “O Senhor nossa justiça”.Jeremias
23.6.
Aqueles
que se sentem desamparados aprendem que ele é: JEOVÁ-JIREEH – “O Senhor que provê”. Gênesis
22.14.
Quando
o reino de Deus se concretizar sobre a terra, ele será conhecido como: JEOVÁ SHAMMAH – “O Senhor está ali.” Ezequiel
48-35.
JEOVÁ-SABAOTE – “O Senhor dos Exércitos” (I Samuel
1.3). Esse nome revela liderança e Domínio pessoais.
JEOVÁ-ELOIM – “O Senhor Altíssimo” (Salmo 97.9) Esse nome revela supremacia e
soberania absoluta de Deus. Ele é o Transcendental.
JEOVÁ-M’KADDISH – “O Senhor que voz santifica” (Êxodo
31.1). Revela purificação pessoal, Deus separa do pecado e para si mesmo
aqueles quem ama.
Os
nomes que são atribuídos a Deus nas Escrituras, indicam sua personalidade:
EL – (Deus) é usado em
certas combinações.
EL-ELYON – (Gênesis 14.18-20), o “Deus
Altíssimo” o Deus que é exaltado sobre tudo.
EL GIBBER - (Isaias 9.6), “O
Deus Forte”
EL SHADAY – (Êxodo 6.3) o “Deus
que é suficiente para as necessidades do seu povo.”
EL-OLAM – (Gênesis 21.33),
o “Eterno Deus”.
EL-EMANU – “Deus conosco”
ADONAI – Significa
literalmente Senhor ou Mestre e da ideia de governo e domínio. Este nome
no Novo Testamento aplica-se a Cristo glorificado. (Êxodo 23.17; Is 10.16.33)
PAI – Usado tanto no
AT como no NT. Em significado mais amplo descreve a Deus como sendo a fonte e todas
as coisas e criador do homem. Todavia essa relação não garante a salvação.
Somente aqueles que recebem a Cristo são filhos no sentido íntimo de salvação.
João 1.2-13
Por Litrazini
Graça
e Paz
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