"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

A IMPORTÂNCIA DE LER A BÍBLIA

Porque ela permanece para sempre (1 Pe 1.23,25)

O único livro capaz de produzir benefícios espirituais, que saltem para a vida eterna, é a Bíblia Sagrada. É por meio dela que nossas dúvidas são dissolvidas; é nela que encontramos refúgio nas tempestades da vida; que descobrimos as pepitas de ouro que moldam o nosso caráter.

Por ela nós somos direcionados a um viver correto diante de Deus, da sociedade e da igreja; é em suas páginas que encontramos auxílio quando somos tentados (Tiago 1.12-15), quando estamos em angústia (Romanos 8.31-39), quando precisamos tomar decisões (1Coríntios 10.31; Gálatas 6.10), quando pensamos que Deus nos abandonou (Isaías 49.14-16), quando nos achamos cansados (Isaías 40.28-31), quando estamos sem querer ir aos cultos de adoração ao Senhor (SaImo 84.1-4,10) e quando estamos carecendo de orientação (Isaías 30.21).

Todo estudante da área secular precisa ter um empenho maior dedicado à leitura, para aprimorar seus conhecimentos no tocante à profissão em que se está labutando, com a visão de desenvolver um excelente trabalho secular. No lado espiritual não pode ser diferente, seja com aqueles que têm uma chamada ministerial ou não.Todo cristão precisa dedicar tempo para ler e meditar na Escritura, com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos práticos na lida cristã.

A recomendação bíblica em Josué capítulo 1 e versículo 8 é: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido”.

ALGUMAS DICAS DE PORQUE LER A BÍBLIA:
- Nela nós encontramos alegria e prazer (Jeremias 15.16);
- Ela nos santifica (SaImo 119.11);
- Ela nos torna gratos de coração (Colossenses 3.16), purificados (Efésios 5.25-27); preparados (Efésios 6.17), esperançosos (Romanos 15.4) e aprovados (2Timóteo 2.15);
- Porque nela encontramos revelado o amor de Deus à humanidade (João 3.16);
- Ela testifica do único Salvador (João 5.39);
- Porque quem não a lê, erra (Mateus 22.29);
- Porque ela deve ser observada (Josué 1.7);
- Porque quem a lê se torna sábio para a salvação (2Timóteo 15);
- Porque orienta-nos a pedir as coisas somente a Deus (João 14.13);
- Porque ela nos mostra que o querer de Deus é a nossa salvação (1Timóteo 2.3-4);
- Porque ela permanece para sempre (1Pedro 1.23-25).
- Devemos continuar a ler a Bíblia Sagrada, por causa dos testemunhos obtidos na vida de quem a leu e lê.

Pesquisei alguns testemunhos sobre a preciosa leitura constante da Bíblia Sagrada. Eis alguns:

- ELA MUDA O CARÁTER – “A Bíblia mudou o meu caráter. Quando fui presa, não conhecia a Palavra. Mas dentro do cárcere me deram a oportunidade de ler a Bíblia, que teve o poder de mudar meus pensamentos e modo de agir e pensar. A Palavra dá força para continuar a espera pela liberdade e alivia a angústia e o sofrimento dentro da prisão” (Patrícia de Fátima Mendes, interna do Presídio Feminino do Butantã (SP), beneficiada pelo programa A Bíblia e a Paz).

- ELA PROMOVE TRANSFORMAÇÃO GERAL – “Antes não tinha interesse pela Bíblia. Mas, quando comecei a ler aquele livro em braile, a mensagem de Deus entrou em mim e pude encontrar o caminho certo. Em pouco tempo, as coisas mudaram para melhor. Eu era uma pessoa triste e com tendência suicida, pois perdi a visão aos 18 anos. Mas isso virou passado. Hoje tenho alegria de viver, autoestima, confiança e uma vida inteira pela frente. E a raiz de toda essa transformação foi a Bíblia” (Elias Gomes de Oliveira, 32 anos, deficiente visual de Mogi das Cruzes, São Paulo, beneficiado pelo programa A Bíblia para Pessoas com Deficiência).

ELA FAZ O SER HUMANO CONTEMPLAR A IMPORTÂNCIA DELA EM SUA VIDA – “O principal nesta vida é que a Palavra de Deus fique no nosso coração, em todo nosso dia-a-dia. Antes de receber a Bíblia, a gente não tinha conhecimento da importância da Palavra para cada pessoa e para cada família” (Mário Araújo, morado da Comunidade Espírito Santo, em Acará/PA, beneficiado pelo programa Luz na Amazônia).

Igreja de Jesus, não se deixe esmorecer diante das situações da vida. Mantenha-se com o firme propósito de ler a Bíblia Sagrada. Ela é o alimento da nossa alma. Não permita que sua alma morra de fome. Leia, leia e continue lendo a Santa Palavra de Deus até a volta de Jesus.

Pr. Sílvio Vinícius Martins

Por Litrazini


Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário