"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

domingo, 14 de fevereiro de 2016

COMO OUVIR A VOZ DO ESPÍRITO?

Como diz o Espírito Santo: Hoje, se vocês ouvirem a Sua voz, Não endureçam o coração. . . (Hb.3.7-8)

Jesus disse que o Espírito Santo guia, fala e ensina todas as coisas. Portanto, é muito importante saber ouvir a voz do Espírito; ouvir o Espírito é escutar a Deus. Quando você recebeu a Jesus Cristo como seu salvador, você se tornou um com Ele (Gl. 3.28) Então, passou a ter a mente de Cristo (ICo. 2.16). Com a queda, o pecado nos separou de Deus; mas agora, religados ao Criador, estamos aptos para entender Sua Palavra e ouvir Sua voz. Voltamos a ser como Adão antes da queda ─ nascemos de novo.

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas (IICo.5.17).

Entretanto, embora esse novo nascimento seja instantâneo, quando recebemos uma nova natureza, a renovação progressiva da nossa mente está apenas se iniciando.  Temos que nos despir do velho homem, e nos revestir do novo, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Não mais vivemos como no passado, conformados a um sistema de vida corrupto.

Fomos transformados pela renovação da nossa mente, para que experimentemos qual seja “a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. O Espírito Santo transforma nossos desejos, que são santificados; nossa mente passa a pensar e anelar pelo que é bom. Ele nos impulsiona a amar e a perdoar; a ir à igreja; a cantar louvores; a falar e a ouvir palavras que edificam; a orar e jejuar; a sermos mansos e humildes de coração. Nossos sonhos e objetivos tomam novo rumo; queremos muito mais do que realização pessoal ou financeira; ficamos cada vez mais parecidos com o tipo de pessoa que Deus nos criou para ser.

O pleno conhecimento da verdade (Hb.10.26) ilumina o nosso entendimento; logo, não mais desejamos viver deliberadamente em desobediência. O pecado passa a ser um acidente de percurso e não uma prática voluntária; não queremos entristecer o Espírito de Deus (Ef. 4.30); muito menos apagar Sua atuação em nós (I Ts.5.19). Neste caso, voltaríamos a ficar cegos para as coisas do Espírito, porque elas se discernem espiritualmente (ICo.2.14). Podemos conhecer a Bíblia até no original e estudá-la constantemente e, mesmo assim, não entender as verdades espirituais. Só o Espírito Santo pode abrir o entendimento dos homens para as coisas de Deus.

Jesus, apesar de ser Deus, fez-Se totalmente homem, dando-nos um perfeito exemplo. Se o próprio Cristo foi guiado pelo Espírito Santo, muito mais nós precisamos nos render à Sua direção e ajuda. Os Evangelhos revelam a atitude obediente do Mestre. Após Seu batismo, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto (Mt 4.1).“Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito” (Lc 4.1).

A vida plena é alcançada quando ouvimos a doce voz interior de Jesus; Ele nos fala através do Espírito Santo que vive em nós. “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” (João 10.3-4). Ele nos chama pelo nome, devemos reconhecer a Sua voz e segui-Lo.

Extraído do Livro VOCÊ PODE VIVER MELHOR E MAIS FELIZ – Silmar Coelho/ Wilson de Souza

Por Litrazini
http://www.kairosministeriomissionario.com/


Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário