O QUE SÃO O LOUVOR E O CÂNTICO
DE LOUVOR?
O
louvor é a expressão, a verbalização, a exteriorização, do que pensamos e
sentimos acerca do Senhor (Sl 108.1). O comportamento ou o porte — conduta e
postura — do adorador revelam o que está dentro de seu coração (At 20.17-24).
O
louvor não se limita ao cântico, mas abarca tudo o que há em nós (Sl 103.1,2). “Nosso louvor a Deus é o meio pelo qual
expressamos nossa alegria ao Senhor pelo que Ele é e pelo que Ele tem feito” (YOUNGBLOOD,
p. 490).
O QUE É O CÂNTICO DE LOUVOR?
A
primeira menção a um cântico de louvor a Deus está em Êxodo 15.1: “Então,
cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR”, o qual está
registrado no Céu para ser entoado oportunamente (Ap 15.3).
O
cântico de louvor é um meio de expressar o louvor. É o louvor com música (Sl
149.1; 69.30) e faz parte do culto a Deus, segundo o Novo Testamento (1 Co
14.26; Ef 5.18,19).
Muitos
cantam, mas não louvam nem adoram ao Senhor (Am 5.23; Is 29.13). “Cânticos
ungidos que envolvam toda a congregação são uma das marcas distintivas da
adoração pentecostal” (BRIDGES, p. 589).
Davi
foi cantor, compositor, músico, inventor de instrumentos musicais, rei, profeta
e um grande promotor, incentivador e preservador do ministério do louvor
através da música (1 Cr 15; Ed 3.10; 2 Cr 7.6). Ele liderou um grande coral e
uma grande orquestra que tinham três regentes (1 Cr 15.16-24; 25.1-31). O
número de componentes chegou a quatro mil levitas (1 Cr 23.25).
Seus
regentes eram profetas de Deus: Hemã, Jedutum e Asafe (1 Cr 25.5; 2 Cr 35.15;
29.30). Este é o autor dos Salmos 50, 73 e 83. As letras dos cânticos, então,
estavam em Salmos (cf. 95.2; 105.2).
O
ministério do louvor com música continua nos tempos neotestamentários para a
glória do Senhor (Cl 3.16,17).
Ainda
que dois terços do ministério terreno de Jesus tenham sido dedicados ao ensino
e à pregação (cf. Mt 4.23; 9.35), Ele também cantou (Mt 26.30). Mas observe que
o culto a Deus não consiste apenas de cântico ou números musicais (1 Co 14.26).
É
preciso que haja salmos (ministração do louvor), doutrina (ministração da
Palavra), bem como revelação, línguas e interpretação (ministrações do
Espírito).
Igrejas
há em que se canta o tempo todo, ignorando-se que o período de louvor deve ser
— também — a preparação para a mensagem da Palavra de Deus (2 Rs 3; 1 Sm 10.5;
Sl 146.9).
O
ministério do louvor com música continuará sendo exercido no Céu: “o seu louvor
permanece para sempre”(Sl 111.10).
O
nosso louvor, aqui, é apenas um ensaio para a vida de louvor que teremos na
glória celestial (Ap 4; 5; 19).
Ciro
Sanches Zibordi
Por
Litrazini
Graça
e Paz
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