"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

domingo, 20 de novembro de 2016

É HORA DE RECOMEÇAR

Embora no hall dos tipos de tempo apresentados em Eclesiastes 3 não apareça o tempo de recomeçar de forma direta e explícita, sabemos quão necessário ele se faz em momentos específicos de nossa vida.

“Tudo tem seu tempo determinado”, e, talvez, este seja o tempo de recomeçar, de começar do zero, de se levantar para voltar a caminhar com JESUS.

Esqueça, momentaneamente, o tempo de abraçar, de rir, de buscar alguma bênção da parte de DEUS; porque seja o tempo de chorar, de prantear, de ter vergonha das más atitudes e dos maus caminhos; o tempo do desprezo ao pecado; dos prazeres deleitosos, da felicidade estampada na face por ter feito algo bom para o EGO, mas tão nocivo a DEUS.

O tempo para a minha e a sua vida seja, irrevogavelmente, o tempo de chegarmos a DEUS e buscarmos a purificação de nosso coração: “Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias e lamentai e chorai; e converta-se o vosso riso em pranto e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e Ele vos exaltará” (Tiago 4:8-10).

As recomendações escritas pelo apóstolo Tiago, na verdade, são do Espírito dAquele que quer nos salvar e não deseja mais nos ver perdidos.

Como temos andado? O que temos feito? DEUS tem verdadeiramente se agradado de nós? São perguntas que precisam ser respondidas na plenitude da sinceridade. É tempo de abandonarmos os pecados e buscarmos a Santa presença de DEUS.

Precisamos abandonar as horas tristes da prostituição, da bebida, da mentira, das exaltações rancorosas e das conversas torpes que tivemos nesses últimos meses ou dias.

A nossa força vem do SENHOR, mas precisamos fazer a nossa parte, que é nos arrependermos, chorarmos, cumprirmos tudo o que foi escrito acima por Tiago. A força, junto com o perdão, virá; e não haverá quem a contenha. E quando nos levantarmos de nossa humilhação, sentiremos a alma e as mãos limpas; a mente em paz e a gloriosa presença do Espírito Santo, porque ELE terá retornado à Sua verdadeira casa, que somos nós, o nosso corpo.

É hora do recomeço, irmãos; tempo de perseverarmos pela nossa santificação. É tempo de nos levantarmos das cinzas amargas que o mundanismo nos proporcionou e cairmos na sinceridade de nossa consciência, assim como fez o filho pródigo da Parábola: “E, caindo em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; e já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros” (Lucas 15:17-19).

Ou, como fez Davi, no Salmo 51, depois de ter adulterado com Bate-Seba: “Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista; para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares. (...) Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário” (Salmo 51:4, 10-12).

O caminho da volta pode ser muito difícil, mas é necessário e inadiável. Não pode ser amanhã ou depois, quando estivermos nos sentindo melhores. É hoje, agora, imediatamente, como um salto que se dá da cama e coloca-nos de joelhos na presença do SENHOR. Daqui para amanhã, satanás lançará outras mentiras, outros convites, outras prisões contra nós. O tempo é agora!

O diabo não é o nosso amigo nem quando ele aparenta ser em determinados momentos. Nosso único e verdadeiro AMIGO é JESUS, que, mesmo ofendido pelos nossos pecados, entristecido pelas obras más que cometemos; quando O procuramos, ELE ali está de braços abertos para nos perdoar e nos ajudar no recomeço. Não existe outro melhor que ELE!

Enquanto satanás nos leva às cadeias dos pecados, que nos tornam felizes e exauridos de muito prazer, DEUS nos leva à liberdade para agradá-LO, para servi-LO, à liberdade da renúncia do nosso EU. Enquanto o caminho final de satanás para nós são as trevas; o de DEUS é o Céu, a Sua morada eterna. É tudo uma questão de escolha. E enquanto satanás mente em nosso ouvido, dizendo que não há mais jeito para a nossa situação, DEUS afirma e garante exatamente o contrário: “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como uma planta” (Jó 14:7-9).

Há esperança para todo aquele que hoje se encontra torto, perdido. JESUS endireita quem O deseja de todo o coração. Por isso, largue o pecado, fuja dele imediatamente! Coloque seus olhos em DEUS e nas coisas do Seu Reino. Fuja dos prazeres do mundo porque ele jaz no maligno. É tempo de recomeçar, de ser e fazer diferente; de promover influências santas e não sofrer influências perdidas.

Fernando César

Por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário