"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

sábado, 15 de julho de 2017

ETAPAS DA VIDA CRISTÃ

“Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção... “Gênesis 12:1-20

Deus chamou um homem, a partir dele formou um povo, através desse povo enviou o Senhor Jesus Cristo e por meio dele as famílias da terra estão sendo abençoadas e salvas.

Deus tirou Abraão do meio de um povo idólatra e fez dele o Pai da Fé; não por méritos de Abraão, mas tudo foi graça de Deus.  Mesmo depois de salvo, Abraão ainda cometeu erros e pecados, isso prova que somos vulneráveis e que precisamos depender diariamente da graça de nosso Pai Celeste. 

Algumas etapas da carreira cristã:

OUVIR A PALAVRA DE DEUS NOS CONDUZ À FÉ VERDADEIRA.  (Gênesis 12:1-3)
Antes de começar a andar com Deus, Abraão era um idólatra – (Josué 24:2) Abraão ouviu a voz de Deus, converteu-se dos ídolos vãos ao Senhor, e foi revelado a ele a glória de Deus – (Atos 7:2) Quando Abraão ouviu a Palavra de Deus, a fé foi gerada no seu coração – (Romanos 10:17)

Abraão tornou-se um amigo de Deus, pai da fé e nos deixou um grande legado de como devemos andar com Deus. A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus.

A FÉ EM DEUS NOS CONDUZ À OBEDIÊNCIA. (Gên.12:4-6)
A Bíblia nos diz que Abraão obedeceu a Deus pela fé – (Hebreus 11:8) Abraão creu na Palavra de Deus e em todas as suas promessas, por isso, obedeceu ao Senhor.

A fé em cristo não é apenas crer a despeito das evidências, mas obedecer a Deus a despeito das circunstâncias. A maior prova que temos fé, é a nossa obediência. A verdadeira fé sempre produz obras; a fé sem obras é morta – (Tiago 2:14).  A verdadeira fé nos leva à ação pela obediência.

A OBEDIÊNCIA À PALAVRA DE DEUS NOS CONDUZ À BÊNÇÃO  (Gênesis. 12:7-9)
O Chamado que Deus fez a Abraão não foi fácil, ele teve que deixar tudo para traz, mas ele obedeceu, por isso foi abençoado.

Para alcançar as bênçãos, é preciso trilhar o caminho da obediência a Deus e à sua Palavra. Na caminhada de Abraão com Deus, ele sempre viveu entre a tenda e o altar. A tenda porque ele foi um peregrino na terra, e o altar porque ele era um cidadão do céu; assim deve ser a nossa caminhada com Cristo. (Gênesis 12:8; Hebreus 11:8-10; Filipenses 3:20,21) Abraão foi muito abençoado porque tinha os pés na terra e os olhos fixos na cidade celestial, eterna, cujo arquiteto e fundador é o nosso Deus (Hebreus 11:9,10)

DEPOIS DE RECEBERMOS AS BÊNÇÃOS PODERÃO VIR PROVAÇÕES (Gên. 12:10-20)
A verdadeira fé em Cristo passa por testes: Para provar se a nossa fé é real, para nos ajudar a crescer espiritualmente, para que o nome do Senhor nosso Deus seja glorificado. (I Pedro 1:6-9;  Tiago 1:1-8)

Pouco tempo depois de Abraão entrar na terra prometida, ele enfrentou seca e fome. Isso nos mostra que podemos estar no centro da vontade de Deus, e mesmo assim enfrentarmos dificuldades e provações. Abraão tentou fugir das provações fugindo para o Egito, e isso foi um grave erro. (Gênesis 12: 10-20)

O Senhor abençoou Abraão para que ele fosse uma grande bênção. Por meio de Abraão e do seu descendente – Cristo Jesus, o mundo inteiro tem sido abençoado. (Gálatas 3:7,8,14,16, 26-29) As bênçãos de Deus não são apenas privilégios pessoais, mas oportunidades para abençoarmos outras pessoas.

DEPOIS DAS PROVAÇÕES VEM A APROVAÇÃO DE DEUS. (Gên. 22:1-8;  Tiago 1:12)
Abraão passou pelas mais diferentes provações antes de ser aprovado por Deus; por exemplo: 
Ele só alcançou a promessa de ter um filho com Sara ( Isaque) depois de 25 anos de obediência ao chamado que Deus lhe fez em Ur dos Caldeus. Deus provou a Abraão pedindo-lhe que oferecesse seu filho. Abraão obedeceu ao Senhor e então foi completamente aprovado por Deus. (Gênesis 22:1-18)

Numa corrida é importante como a iniciamos e como a corremos. Porém, na verdade, é como a finalizamos que é mais importante. 
Numa apresentação de vendas, é importante como começamos e como o fazemos. Mas realmente o que importa, é como a finalizamos, como fechamos uma venda.

Na vida este princípio também se aplica. Como a terminamos é que importa. Só temos duas maneiras de terminar a vida: Reprovado ou Aprovado. (I Corintios 9:27)

Na caminhada cristã enfrentamos os mais diferentes obstáculos, temos que ultrapassar cada um deles sem queimar etapas, sem murmurar até atingirmos a aprovação de Deus.

Abraão em sua caminhada com Deus passou por todas as etapas enumeradas aqui. Tornou-se amigo de Deus, Pai da Fé, e nos deixou um grande legado de obediência e fé em Deus.

A Bíblia nos motiva a corrermos com perseverança a carreira cristã, que nos está proposta, olhando firmemente para Jesus, autor e consumador de nossa fé. (Hebreus 12:2).

Extraído Por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário