"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

SATANÁS TEM O PODER DE CONTROLAR O CLIMA?

O crescente número de desastres naturais e terríveis tempestades tem muitas pessoas se perguntando quem controla o tempo - Deus ou Satanás? Um exame das Escrituras revela que Satanás e seus anjos demoníacos não têm controle sobre desastres naturais.

No entanto, o Diabo, nosso "adversário", deve ser levado a sério. Devemos reconhecer sua existência e seu poder limitado sobre o mundo secular. Satanás, um anjo caído derrotado, é super-humano, mas não divino, tendo apenas o poder que Deus finalmente permite (2 Tessalonicenses 2:6-11).

Se Satanás pudesse impactar o clima, seria somente por permissão de Deus, e ainda assim de forma restringida, como no caso de Jó. Satanás recebeu permissão de Deus para atormentar Jó a fim de testá-lo, e isso incluiu "o fogo de Deus" (provavelmente um raio) que "caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos" (Jó 1:16). Isto foi seguido por um "grande vento" (possivelmente um tornado) que destruiu sua casa e matou seus filhos (v. 18-19). Então, se o fogo do céu e o tornado foram de alguma forma causados por Satanás, eles ainda estavam sob o controle final de Deus para os Seus propósitos.

É Deus, não Satanás, que controla o tempo (Êxodo 9:29; Salmo 135:6-7, Jeremias 10:13).
Deus controla os céus e a chuva (Salmo 77:16-19).
Deus controla o vento (Marcos 4:35-41; Jeremias 51:16).
Deus apoia e sustenta o universo (Hebreus 1:3).
Deus tem poder sobre as nuvens (Jó 37:11-12, 16).
Deus tem poder sobre o relâmpago (Salmo 18:14).
Deus tem poder sobre toda a natureza (Jó 26).

Deus controla todas as coisas, inclusive o clima. Através de Sua providência, Deus protege e providencia para os Seus filhos, mas também ordena ou permite que Satanás, os demônios e a humanidade exerçam sua vontade limitada de cometer pecados e atos perversos. Estes mesmos seres são totalmente responsáveis por todos e quaisquer desastres diretamente causados por suas escolhas, assim como quaisquer tragédias subsequentes.

Sabemos que Deus ordena tudo o que acontece (Efésios 1:11, Romanos 11:36) e, portanto, a Sua mão invisível está em nossa dor, embora Ele não possa pecar e nem seja o perpetrador do mal (Tiago 1:13-17). 

Não pode haver sofrimento sem significado ou propósito para o crente, quer ele seja causado pela humanidade ou por um evento natural. Nem sempre sabemos por que acontecem atos perversos ou desastres naturais, mas podemos ter certeza de que, em todas as nossas provações e tribulações, Deus está trabalhando todas as coisas para a Sua glória e para o bem eterno (Romanos 8:18-28).

Fonte: GotQuestion

Por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário