"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

CHAMADA MINISTERIAL


A chamada ministerial é uma espécie de “segunda chamada”. A primeira chamada é para o arrependimento e a salvação. Deus chama as pessoas para O ajudarem em Sua Batalha, ajuntando o máximo de almas perdidas para voltar ao Seu Rebanho. E para isso Ele os Capacita, afim de que tal pessoa tenha certos Dons para Lhe ajudar. Ainda mais no Final dos Tempos, que Ele precisa que nós trabalhemos mais fortemente ainda. E quando Deus pede, é quase que inegável por Seu tamanho Poder e Grandiosidade para com o Mundo.

Se você é um dos Chamados e Capacitados, precisa de exercer mais sua função, que atualmente é pregar o Evangelho e o nome do Senhor Jesus.

CHAMADA UNIVERSAL – A chamada universal é extensiva a todas as pessoas indistintamente.
Todas as pessoas são convidadas para a salvação e chamadas para o arrependimento (Mt.11.28; At.17.30; 1 Tm.2.3-5; Ap.22.17 etc..). As pessoas que atendem ao chamado para o arrependimento e a salvação, também atendem aos seguintes chamados:
Chamados para o seu reino – 1 Ts.2.12
Chamados á liberdade – Gl.5.13
Chamados para ser filhos de Deus – Rm.9.26
Chamados para ser irmãos de Cristo – Hb.2.11
Chamados para a sua maravilhosa Luz – 1 Pd.2.9
Chamados para as Bodas do Cordeiro – Ap.19.9
Chamados pelo Senhor nosso Deus – At.2.39

CHAMADA MINISTERIAL
A segunda chamada é a convocação do Senhor da seara ás pessoas escolhidas para o exercício da obra de Deus. A primeira chamada é para todos, porém, a segunda chamada é para um grupo seleto. Quando Deus escolheu a nação de Israel para ser o seu povo peculiar, Ele chamou todas as 12 Tribos (Gn.49.28; Ex.19.4-6). Porém, dentre as 12 Tribos, Ele escolheu e chamou para o Santo Ministério, apenas a Tribo de Levi (Nm.1.47-54; 17.1-8 etc..). A chamada ministerial deve ser valorizada, porque, todos os homens chamados por Deus precisavam ser qualificados. Existe um ditado que diz: “Deus não chama os capacitados, porém, capacita os que Ele chama”. Porém, acrescento o seguinte: “Deus chama os capacitados por Ele, e capacita também os que Ele chama”. Vejamos:

Moisés se achava incapaz, mais era capacitado, e Deus o capacitou ainda mais (Ex.4.1-12). Um homem formado em todas as ciências do Egito não poderia ser incapaz (At.7.22).
Os homens escolhidos para ajudar Moisés precisavam ser qualificados e capazes – Ex.18.21
Os 70 Anciãos auxiliares de Moisés precisavam ter as qualidades de lideres – Nm.11.16-17
Em 1 Crônicas 9.13, havia 1.700 homens capazes para a obra do Ministério da Casa de Deus.
Os Engenheiros e Arquitetos do Tabernáculo precisavam ser qualificados – Ex.31.1-11 e 36.1
Os Arquitetos e Engenheiros do Templo de Salomão precisava ser qualificados – 2 Cr.2.13-14
Os primeiros obreiros consagrados na Igreja Primitiva precisavam ser qualificados – At.6.3-5
Em 1Timóteo 3.1-13, estão todas as qualificações exigidas nas pessoas chamadas para o Ministério

CHAMADA ESPECIFICA
A chamada especifica é uma escolha nominal do Senhor, com o objetivo de enviar e escolher pessoas para uma missão ou obra especial. Vejamos:
Os 12 Apóstolos foram chamados nominalmente e escolhidos para uma missão especial e especifica de serem as colunas principais da Igreja (Gl.2.9; Ef.2.20 e Ap.21.14).
Paulo foi chamado de forma especifica para levar o Nome do Senhor perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel (At.9.1-15). Paulo foi designado por excelência como o “Apóstolo dos Gentios” – 1 Tm.2.7
Barnabé e Saulo foram chamados nominalmente pelo Espírito Santo para uma obra especifica – At.13.2-4
Bezaleel e Aisamaque foram chamados nominalmente por Deus para a obra especifica do Tabernáculo – Ex.31.1-11
Em Gn.6.13, Noé foi chamado de forma especial e para uma obra especifica de construir a Arca.
Em Gn.12.1-3, Abraão foi chamado de forma especial e para uma missão especifica de todas as famílias da terra serem abençoadas por sua causa.
Em Gn.28.12, Jacó foi chamado de forma especial e com a missão especifica de ser o progenitor das 12 Tribos que formariam a nação de Israel.
Em Gn.41.38-43, José foi chamado de uma forma especial e para uma missão de governar o Egito e administrar uma crise mundial.
Em Ex.3.7-10, Moisés foi chamado com uma missão especial de libertar o povo de Israel do Egito.
Em Nm.27.18-23, Josué foi chamado com a missão especial de introduzir o povo de Israel na Terra Prometida.
Em 1 Sm.3.1-10, Samuel foi chamado de forma especial para realizar uma grande obra em Israel.
Em 1 Sm.16.13, Davi foi chamado de uma forma especial e escolhido pelo próprio Deus para ser o maior rei da História de Israel.
Em 1 Rs.19.19, Eliseu foi chamado de forma especial para suceder o profeta Elias.
Em Is.6.8-9, Isaías foi chamado de forma especial para ser o maior profeta evangélico do Antigo Testamento.
Em Jr.1.5, Jeremias foi chamado por Deus desde o ventre de sua mãe para ser o profeta das nações.
Em Ez.2.1-8, Ezequiel foi chamado por Deus para uma missão especial de ser um atalaia de Deus.
Em Am.7.15, Amós foi chamado de forma especial para profetizar ao povo de Israel.
Em Jn.1.2, Jonas foi chamado para uma missão especial de pregar para os ninivitas.
Em Gl.1.15-16, Paulo foi chamado desde o ventre materno para uma missão especial de tornar o mistério de Deus conhecido entre os gentios

AS TRÊS FASES DE UMA CHAMADA MINISTERIAL
A chamada ministerial pode ser dividida em três fases: 1)-Vinde; 2)-Ficai; 3)- Ide. Vejamos:
VINDE – Em Mt.4.18-19, Jesus observando a Pedro e André, disse-lhes: “VINDE após mim, e eu vos farei pescadores de homens”. Primeiro, Jesus nos chama para aprendermos com Ele. “Vinde a mim...e aprendei de mim...” (Mt.11.28-29), esse foi o convite de Jesus extensivo a todos. Ninguém pode ser chamado para o ministério, se primeiro, não nascer de novo. Nicodemos era um mestre da Lei, porém, não havia ainda nascido de novo (Jo.3.1-10).

FICAI – Em Lc.24.49, Jesus disse aos seus discípulos:“Ficai na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder”. Esse “ficai”, fala da preparação que o obreiro precisa ter. Antes de ir, o obreiro deve ficar em Jerusalém. Jerusalém simboliza o nosso lugar de preparação, até que sejamos revestidos de poder e capacitados para exercermos o nosso ministério. O obreiro chamado por Deus precisa investir na sua educação e desenvolver a sua aptidão para o ensino da palavra de Deus (1 Tm.3.2).

Paulo aconselhou a Timóteo se aplicar á leitura (1 Tm.4.13). O obreiro chamado por Deus deve se aplicar á leitura da Palavra de Deus e de outros bons livros (2 Tm.4.13). Em Ef.6.15, Paulo afirma que devemos calçar os pés com os sapatos da preparação do Evangelho da Paz. Para pisarmos em serpentes e escorpiões é preciso estarmos calçados (Lc.10.19). O obreiro não pode sair por ai descalço, é preciso estar bem calçado, e revestido de toda a armadura de Deus.

IDE- A terceira fase da chamada ministerial é IDE. “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura” (Mc.16.15). Para ir é preciso já estar preparado. Entre o VINDE e o IDE deve haver um bom período de preparação. Os discípulos permaneceram três anos e meio aprendendo aos pés do Mestre dos mestres. Paulo permaneceu um bom tempo se preparando (Gl.1.15-18). Na fase do IDE, o obreiro chamado por Deus já deve ter o selo da aprovação divina ( 1 Tm.2.15). Tendo já a aprovação divina de seu ministério, o homem chamado por Deus deve então obedecer o seguinte IDE: “IDE, portanto, fazei discípulos de todas as nações...” (Mt.28.19)
.
Pr. Erivaldo de Jesus

Transcrito Por Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário