"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

sábado, 12 de janeiro de 2019

A MAJESTADE DE DEUS


Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra! Salmos 8.9

O Salmo 8 é uma joia perfeita de adoração, louvor e culto. É considerado o “Gênesis 1 com acompanhamento musical” é o melhor comentário do primeiro capítulo de Gênesis.

Ele começa e termina com as mesmas palavras (v 1,9). Está dividido em duas seções de diferentes extensões. Os primeiros versículos falam da majestade de Deus. A última parte descreve a medida do homem.

A GLÓRIA DIVINA (V 1-2)
“Ó Jeová, Senhor nosso...” Yahweh é o nome sagrado e pessoal do Deus do pacto. Adonai é o termo hebreu para “Senhor” quer dizer “Amo”, “Soberano”. Deus é o criador incriado. Aquele que formou o universo do nada, é o nosso Adonai; Regente, o Rei Soberano, absoluto de toda a vida.

O pronome “nosso” une os dois nomes “Jeová e Adonai” em um significado sublime. Ele é o nosso Deus porque nos escolheu para sermos seu povo. Somos escolhidos antes de o escolhermos como nosso Senhor. Deus nos criou para nos relacionarmos com Ele Sabemos quem Ele é e como se manifesta somente porque Ele de maneira graciosa decidiu revelar-se. Ele é aquele de quem nossa vida depende totalmente e perante o qual somos responsáveis.

“Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitastes força” O coração do salmista encheu-se de louvor. O louvor ao Senhor é cantado nos mais altos céus, mas também procedem da boca dos pequeninos e dos que mamam. Jesus citou esta passagem em Mt 21.16. O sentido geral é o seguinte: O Senhor tem ordenado que os mais débeis representantes da humanidade sejam seus defensores para confundir e silenciar aqueles que se opõem ao seu reino e negam sua bondade.

A MEDIDA DO HOMEM (V 3-9)
Em comparação com o universo e os corpos estrelares, o homem só pode apenas confessar sua insignificância.“Quando contemplo os teus céus...” As maravilhas da imensidão dos céus deixaram o salmista como que encantado.

Hoje, com um telescópio de 10 centímetros podemos ver mais de dois milhões de estrelas. A expansão está além da nossa capacidade de compreender. O universo é tão vasto que para atravessa-lo à velocidade da luz seria preciso viajar quarenta bilhões de anos-luz.

“Que é o homem, para que dele se lembre?” O salmista expressou seu espanto de que Deus, que fez os céus e a terra, se preocupe com a criatura chamado homem que vive nela. O nosso Deus não só conhece o homem; mas também se interessa por ele. Isso, porém, não é tudo! Deus fez o homem “por um pouco menor do que Deus” (v 5). “E de honra e glória o coroastes” (Hb 2.7). o domínio que nos foi confiado sobre o mundo criado é uma expressão da glória e honra de Deus.

a exaltação do homem no salmo 8 deve unir-se ao lembrete constante do tema do salmo 24.1. o mundo não é nosso; temos apenas o domínio dele. O Senhor é Rei, e ele nos chamou para sermos vice-reis de sua administração delegada.

Não temos autoridade nem poder fora de um relacionamento com Deus. Ele nos deu glória e honra como seus agentes e mordomos da vida. Concedeu-nos o intelecto, as emoções, a vontade e o corpo afim, de desfrutarmos do deleite de viver. Temos de dar contas a Ele do que fizermos com o potencial que nos outorgou. O salmo 8 é um chamado para a vida de potencial completo na esfera do reino que Deus nos confiou.

Tudo o que temos e somos é uma dádiva do Senhor. Ele nos confia o reino para que possamos viver consagradamente a Ele. Isso significa entregar todos os nossos cuidados à sua direção e liderança. Ele não nos chamou para agirmos independente dele, mas em dependência, permitindo que Ele atue através de nós. Temos entregado tudo ao Senhor?

O Reino de Deus é o seu reino em nós, entre nós, em nossos relacionamentos e através de nós em todos os aspectos da vida. O contemplar a majestade de Deus resulta em uma experiência assombrosa de magnificência de sua visão e do nosso potencial.

Transcrito Por Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário