"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

UM COELHO NA EQUIPE DE NATAÇÃO


Era uma vez, um grupo de animais que decidiu fazer algo significante para resolver os problemas do mundo novo. Para isso, organizaram uma escola. Eles adotaram um currículo de atividades que incluía corrida, escalada, natação e voo. Para ficar mais fácil de administrar o currículo, todos os animais se matricularam em todas as matérias.

O pato era excelente em natação; de fato, melhor do que o seu instrutor. Mas conseguia apenas níveis suficientes no voo, e era muito ruim em corrida. Por ser lento na corrida, ele tinha que diminuir o horário da natação e ficar depois da aula para praticar. Isso causou sérios danos às membranas natatórias de seus pés e assim ele se tornou apenas médio em natação. Mas o médio era bastante aceitável e assim ninguém se preocupou com isso – exceto o pato.

O coelho começou como o primeiro em sua turma de corrida, mas desenvolveu uma contração nervosa nos músculos da perna por causa do enorme esforço na natação.

O esquilo era excelente em escalada, mas encontrou constantes frustrações na classe de voo porque seu professor o fez começar os treinos a partir do chão ao invés dos topos das árvores. Ele desenvolveu alguns problemas musculares por causa do esforço excessivo e assim ficou com “C” em escalada e “D” em corrida.

A águia era uma aluna problema e foi severamente disciplinada para ser não conformista. Nas aulas de escalada ela batia a todos chegando em primeiro no topo das árvores, mas insistia em usar seus próprios métodos para chegar até lá...

A óbvia moral da história é simples – cada criatura tem seu próprio conjunto de capacidades, nas quais são excelentes por natureza – ao menos que sejam forçadas a preencherem um molde no qual se encaixam. Quando isso acontece, frustração, desânimo e até mesmo culpa trazem mediocridade geral ou completa derrota.

Um pato é um pato – e somente um pato. Ele é feito para nadar, não para correr ou voar e certamente não para escalar. Um esquilo é um esquilo – só isso, retirá-lo do seu forte, a escalada, e esperar que nada ou voe, o deixará louco. Águias são belas criaturas no ar mas não em corrida a pé; O coelho irá vencê-la todas as vezes ao menos que, obviamente, ela fique faminta.

O que é verdade para as criaturas da floresta é verdade também para os cristãos da família – para a de Cristo e para a que está debaixo do mesmo teto que o seu. Deus não nos fez todos iguais. Ele nunca teve essa intenção. Foi Ele quem planejou e projetou as diferenças, as capacidades singulares e a variedade do corpo de Cristo. Ele estava tão preocupado que entendêssemos isso, que repetiu diversas vezes em seu testamento final. Por favor, separe um tempo para ler os 31 versículos da 1Co.12.

Deus colocou você em sua família e lhe deu uma certa mistura que o faz único. Nenhuma variedade é insignificante! Essa combinação satisfaz a Deus por completo. Ninguém mais é exatamente igual a você. Isso deveria satisfaze-lo também. Quando estiver operando em sua área de capacitação, você irá prosperar, o corpo de Cristo se beneficiará e você irá experimentar incrível satisfação.

Quando os outros operarem em suas respectivas áreas, equilíbrio, unidade e saúde automaticamente fluem do corpo de Cristo. Mas quando você compara... ou obriga... ou faz expectativas que estão além das capacidades providas por Deus para você e para os outros, mediocridade, frustração, falsidade e total derrota são previsíveis.

Se Deus fez de você um pato santo – então é um pato, amigo. Nade como um louco, mas não tente modificar sua forma só porque corre cambaleando ou agita suas asas sem conseguir voar muito bem. Além disso, se você é uma águia santa, pare de criar expectativas quanto aos esquilos santos voarem ou quanto aos coelhos santos construírem o mesmo tipo de ninho que você.

Portanto, relaxe. Aproveite sua espécie espiritual. Cultive suas próprias capacidades, seu próprio estilo. Aprecie os membros de sua família ou de sua sociedade como eles são, mesmo que os visuais ou estilos deles possam estar a quilômetros de distância dos seus. Coelhos não voam. Águias não nadam. Patos são cômicos tentando escalar. Esquilos não tem penas.

Pare de comparar. Seja feliz sendo você mesmo! Existem bastante espaço na floresta para todos. Cantares 6.9; Isaías 40.25,26; 46.5-9; 1Co 12.1-31

Transcrito Por Litrazini


Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário