"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

terça-feira, 26 de março de 2019

RECEITA PARA UM VIVER MELHOR


“Jesus respondeu: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Mateus 22:37-39.

A receita de Jesus para uma boa qualidade de vida é uma receita em três dimensões.

Trata-se de uma receita semelhante a um tamborete de três pernas – se faltar qualquer uma delas, acaba-se a sustentabilidade e a pessoa vai ao chão.

Conforme vemos no texto bíblico supracitado, o primeiro ponto desta receita nos aconselha AMAR AO SENHOR NOSSO DEUS DE TODO O CORAÇÃO, DE TODA A ALMA E DE TODO O ENTENDIMENTO.

Religiosos em geral são unânimes quando dizem que este é o primeiro passo a ser dado por aqueles que desejam vida abundante.

De fato, estar bem com Deus é pré-requisito indispensável para o bem estar em outras dimensões da existência.

Em seguida, o mesmo evangelho destaca que o AMOR AO PRÓXIMO é o segundo ponto desta receita deixada pelo Mestre.

Certa vez, conversando com os seus discípulos, ele disse: “amai-vos uns aos outros”. E acrescentou: “Desta forma todos saberão que vocês são meus discípulos – se vocês amarem uns aos outros”.

Verdadeiramente, nossa proximidade com Deus pode ser avaliada a partir de nossa proximidade com nossos semelhantes. Simplesmente não dá para acreditar numa espiritualidade que transforma o ser humano em um insuportável chato.

Por último, vamos a um ponto muito esquecido pelos cristãos em geral. Jesus ensina que o amor com o qual devemos amar aos outros deve ser equivalente ao amor que devemos dedicar a nós mesmos. Em outras palavras, ele está dizendo que cada pessoa também precisa AMAR A SI MESMA.

Sim, você precisa se amar! Ainda que você seja querido por Deus e também por muitas outras pessoas, sua vida estará em desequilíbrio se você não consegue amar a si mesmo.

Sem querer reduzir verbo tão amplo dentro de um conceito tão limitado, eu arriscaria dizer que amar é, dentre muitas outras coisas, cuidar, proteger, investir, encorajar, animar, acreditar, afirmar...

Isto posto, convém perguntar e responder: Eu me amo? Eu me cuido? Eu me protejo? Eu invisto em mim mesmo? Eu me encorajo e me animo? Eu acredito no meu potencial como gente?

A pessoa que segue esta receita de Jesus acaba por criar uma atmosfera positiva em redor de si mesma. Isto geralmente atrai a atenção e a companhia de mais gente. E como é bom estar perto de quem vive de bem com a vida!

Autor: Humberto de Lima

Por Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário