"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

segunda-feira, 8 de abril de 2019

VENCENDO A IRA

O que fazer em relação à ira? Quando é produto de um motivo errado, quando não conseguimos o que queremos, quando agimos precipitadamente — a ira é pecado.

Que coisas práticas Deus diz sobre lidar com ela? A Escritura nos oferece quatro diretivas específicas no livro de Provérbios. Vamos falar rapidamente sobre elas.

1. APRENDA A IGNORAR DESENTENDIMENTOS LEVES, A DISCRIÇÃO DO HOMEM O TOMA LONGÂNIMO, E SUA GLÓRIA É PERDOAR AS INJÚRIAS. (Pv. 19:11)

Essa passagem talvez seja mais bem interpretada na versão de Berkeley: "É prudente para o homem reprimir a sua ira; é glória para ele ignorar uma ofensa."

Aos olhos de Deus, é glória se você for suficientemente grande para ignorar uma ofensa. Não procure brigas, cristão. Não fique amuado, nem na defensiva quanto à sua opinião ou direito. Esteja disposto a ceder.

Provérbios 17:14 diz essencialmente o mesmo. "Como o abrir-se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas."

Como no tango são necessários dois para dançar, num desentendimento são necessários dois para brigar. Se perceber que uma contenda está se formando, recue; vá embora. Aprenda a ignorar diferenças insignificantes.

2. NÃO SE ASSOCIE A PESSOAS QUE FICAM FACILMENTE IRADAS.NÃO FIQUE PERTO DELAS

Não te associes com o iracundo, Nem andes com o homem colérico, Para que não aprendas as suas veredas E, assim, enlaces a tua alma. (Pv. 22:24, 25). Isso é certo: ficamos parecidos com aqueles com quem andamos.

Se você passar tempo com um rebelde vai torna-se revoltado e irado. Se eu andar com pessoas negativas, sabe o que vai acontecer comigo? Eu me torno negativo. (Embora, por natureza, seja uma pessoa positiva.) O surpreendente é que quanto mais tempo passo perto de pessoas que falam como as coisas não vão dar certo, como isso não é bom, e como apesar de haver dez coisas ótimas, duas deram errado, quanto mais começo a pensar: Sabe? Uma porção de coisas não funcionaram. Fico então irritado e negativo.

Você está se tornando uma pessoa irada por associar-se intimamente com indivíduos irados? A Escritura diz: "Não faça isso!"

3. SEGURE A SUA LÍNGUA

Mais do que qualquer calúnia, qualquer ato imoral,qualquer investimento financeiro insensato, o que divide com maior rapidez uma igreja é a língua descontrolada. Quanto mais vivo, mais compreendo que A resposta branda desvia o furor, Mas a palavra dura suscita a ira. (Pv.15:1). O que guarda a boca e a língua Guarda a sua alma das angústias.(Pv. 21:23)

Washington Irving fez esta declaração: "A única lâmina que fica mais afiada com o uso é a língua." O músculo da sua perna não é o mais forte em seu corpo, mas sim o músculo em sua boca. Controle a sua língua. Isso irá literalmente "desviar o furor".

4.CULTIVE A SINCERIDADE NA COMUNICAÇÃO... NÃO DEIXE QUE A IRA CRESÇA.
Leia atentamente Provérbios 27:4-6: O furor é cruel e a ira impetuosa, mas quem poderá enfrentar a inveja? Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos.

A contrapartida do Novo Testamento a esta passagem é Efésios 4:25: Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.

Não há substituto para a completa sinceridade, falada em amor. Permitir que a ira ferva só fará com que a tampa de uma panela quente demais exploda.

Você já pensou o suficiente sobre a ira. Basta de teoria! Está na hora de pôr os conhecimentos em prática como a Bíblia ensina.

Mal é o furor, e impetuosa, a ira, Mas quem pode resistir à inveja?

Melhor é a repreensão franca Do que o amor encoberto.

Leais são as fendas feitas pelo que ama, Porém os beijos de quem odeia são enganosos.

Retirado do livro PERSEVERANÇA – Autor: Charles R. Swindoll

Por Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário