"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

terça-feira, 6 de agosto de 2019

DIVERSIDADE DE DONS, MAS UM MESMO ESPÍRITO


“Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos” (1 Corintios 12.4-6) 

O Espírito Santo revela-Se não apenas em uma só pessoa nem de uma só maneira. A Igreja, o Corpo de Cristo, é como um corpo humano normal. Assim como Deus diferenciou os membros de nosso corpo, assim o Espírito Santo faz ao formar o Corpo de Cristo. Ele coloca cada membro no lugar que designou, dando a cada um o dom que é necessário para aquele lugar específico. Essa diversidade marca e forma o Corpo.

Na variedade de dons, a voz do Espírito pode ser ouvida, e as várias necessidades do Corpo são satisfeitas.

Podemos não ter a menor idéia da extensão das necessidades dos crentes, mas Ele concede dons para corresponder a cada uma delas. Contudo, Ele não as concede para uma única pessoa nem para um grupo pequeno. Quanto a isso, o apóstolo Paulo é uma exceção, pois tinha todos os dons.

O Espírito não está sujeito a qualquer limitação no tocante à distribuição dos dons. Ele faz como bem entende. Ele usa quem escolhe sem estar sujeito a qualquer restrição da parte do homem.

Se não houver oportunidades para os dons funcionarem adequadamente, pode haver muito prejuízo. É o que acontece quando a liberdade do Espírito de usar quem deseja é eliminada, ficando restrita a uma só pessoa, em geral aos pastores, líderes, sacerdotes.

Muitas necessidades nunca são satisfeitas porque somente poucos dons se manifestam, e o mais grave, a autoridade do Espírito Santo e do Senhor Jesus é ignorada.

“E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos”  (1 Corintios 12.5-6)

Aqui vemos como as várias formas de ministério devem ser exercidas.

O Espírito Santo distribui os dons conforme deseja, mas quem os recebe está sujeito à autoridade do Senhor.

Quando o Espírito nos concede um dom, nos tornamos servos e mordomos, e temos de agir sob Sua direção.

Não temos o direito de fazer nada em independência ou por nossa própria vontade.

Não importa quão grande seja o poder do Espírito Santo em nós, ainda assim não passamos de servos e mordomos de Cristo, e temos de nos comportarmos como tais.

Quando Deus está agindo na Igreja, a vontade humana não tem lugar.
Deus sempre trabalha conforme a Sua vontade. Isso é uma severa condenação a tudo o que os homens têm estabelecido no tocante à obra de Deus. Como isso contradiz a prática de numerosas congregações cristãs onde a ministração está limitada a uma ou a poucas pessoas!

Além disso, o conceito de que qualquer pessoa tem o direito de servir igualmente nega o ensino bíblico.

Na Igreja de Deus não há direitos, somente privilégios. A obediência e a dependência são requisitos fundamentais para a obra.

Será que esse princípio está enraizado em nosso coração?

Se os cristãos puserem essa verdade em prática, Deus será glorificado e Suas bênçãos transbordarão.

Extraído Devocional Boa Semente

Por Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário