"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

DONS DO ESPÍRITO SANTO – SE DIVIDEM EM TRÊS GRUPOS - I Co.12.7 a 11


I - DONS DE REVELAÇÃO (saber)

1. PALAVRA DE SABEDORIA
Perspectiva sobrenatural para descobrir os meios divinos de cumprir a vontade de Deus em determinadas situações. Perspicácia ou compreensão sobrenatural das circunstâncias ou de um corpo de fatos através da revelação: isto é sem assistência de qualquer recurso humano, mas unicamente pelo auxílio divino.

Senso de direção divina. Ser guiado pelo Espírito Santo para agir apropriadamente num dado conjunto de circunstâncias. Conhecimento aplicado corretamente: a sabedoria funciona interativamente com o conhecimento e o discernimento. Ex: Salomão e as duas mães I Reis 3.16-28

2. PALAVRA DE CONHECIMENTO
A revelação sobrenatural do plano e da vontade divina. A perspicácia ou compreensão sobrenatural das circunstâncias ou de um corpo de fatos através da revelação: isto é, sem assistência de qualquer recurso humano, mas unicamente pelo auxílio divino.

Implica um entendimento mais profundo e avançado dos atos comunicados de Deus. Envolve sabedoria moral para uma vida e relacionamentos corretos. Requer compreensão objetiva com respeito às coisas divinas em deveres humanos.

Pode também se referir ao conhecimento de Deus ou das coisas que pertencem a Deus, como relatado no evangelho. Ex: Pedro com Ananias e Safira At 5.1-10 Diferença: Salomão não sabia de quem era o filho até ver a reação das mães. Pedro já sabia, tinha o conhecimento da situação. Este dom pode operar por meio de visões, sonhos, revelações ou pela voz do Espírito Santo.

3. DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS  
Poder sobrenatural para detectar o domínio dos espíritos e suas atividades. Implica o poder do discernimento espiritual – revelação sobrenatural de planos e propósitos do inimigo e suas forças.

Não é o dom de saber o que se passa na cabeça das pessoas. Ex: Paulo e a jovem de Filipos At 16.16-18

Por Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário