"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

sexta-feira, 27 de março de 2020

OS MORTOS TÊM MEMÓRIA?


“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco eles tem jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento” (Ec 9.5).

“Aparentemente Salomão parece estar dizendo que os mortos não tem mais noção de nada. Ele escreveu: “os mortos não sabem cousa nenhuma… porque a sua memória jaz no esquecimento”. Semelhantemente, o salmista disse: “Pois, na morte, não há recordação…” (Sl 6.5).

Mas isso parece contradizer as muitas passagens que falam de as almas estarem conscientes após a morte (por exemplo, 2 Sm 12.23; 2 Co 5.8; Ap 6.9)”.

“A Bíblia ensina que a alma sobrevive à morte num estado consciente de conhecimento . As passagens que dizem que não há conhecimento ou lembrança após a morte estão falando de não haver memória ´neste´ mundo, e não de que não há memória `deste´ mundo.

Salomão esclareceu o seu comentário dizendo: “porque na sepultura, para onde tu vais, não há…conhecimento” (Ec 9.10-, SBTB), deixando claro que é na sepultura que não há lembrança de nada”.

“Ele afirmou também que os mortos não sabem o que se passa “debaixo do sol” (Ec 9.6). Mas conquanto não saibam o que ocorre na terra, certamente sabem o que está ocorrendo no céu (cf.Ap 6.9).

Em resumo, estes textos referem-se simplesmente ao homem em relação a esta vida presente – eles nada dizem a respeito da vida futura, após esta que vivemos” (Dicionário de Dúvida, Enigma e “Contradições” da Bíblia) / Pr. Airton Evangelista

Por Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário