"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

sábado, 11 de abril de 2020

O QUE SIGNIFICA VERDADEIRAMENTE SEGUIR A CRISTO?


Nos Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), o comando de Jesus de “Segue-me” aparece repetidamente (por exemplo, Mt. 8:22, 9:9, Mc 2:14, Lc 5:27, Jo 1:43). Em muitos casos, Jesus estava chamando os doze homens que se tornariam os seus discípulos (Mt 10:3-4). Mas outras vezes, Ele estava falando para quem quisesse o que Ele tinha para oferecer (Jo 3:16, Mc 8:34).

Em Mateus 10:34-39, Jesus afirmou claramente o que significa segui-Lo. Ele disse: "Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim. Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á."

Jesus trazendo uma "espada" e virando os membros de uma família uns contra os outros pode parecer um pouco duro, principalmente depois de palavras como "para que todo o que nele crê não pereça" (Jo 3:16). No entanto, Jesus nunca abrandou a verdade, e a verdade é que segui-lo leva a escolhas difíceis. Às vezes voltar para trás pode parecer muito atraente.

Quando o ensinamento de Jesus passou das Bem-aventuranças (Mt 5:3-11) à vindoura cruz, muitos que o haviam seguido mudaram de ideia (João 6:66). Até mesmo os discípulos decidiram que seguir Jesus era muito difícil na noite em que foi preso. Cada um deles o abandonaram (Mt 26:56, Mc 14:50). Naquela noite, seguir a Cristo significava possível prisão e execução. Ao invés de arriscar a sua própria vida, Pedro negou três vezes que sequer conhecia Jesus (Mt 26:69-75).

Seguir verdadeiramente a Cristo significa que Ele tornou-se tudo para nós. Todos seguem alguma coisa: os amigos, a cultura popular, família, desejos egoístas ou Deus. Podemos seguir apenas uma coisa de cada vez (Mateus 6:24). Deus diz que não devemos ter outros deuses diante dEle (Êx 20:3, Dt 5:7, Mc 12:30). Seguir verdadeiramente a Cristo significa que não seguimos qualquer outra coisa.

Jesus disse em Lucas 9:23: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me." Não existe tal coisa como um "meio-discípulo". Como os discípulos demonstraram, ninguém pode seguir a Cristo por suas próprias forças. Os fariseus eram bons exemplos de pessoas que estavam tentando obedecer a Deus em sua própria força. Seu auto-esforço causou apenas a arrogância e a distorção de todo o propósito da Lei de Deus (Lc 11:39, Mt 23:24).

Jesus deu aos Seus discípulos o segredo de segui-Lo fielmente, mas eles não o reconheceram naquele momento. Ele disse: "O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita" (João 6:63). E "Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido"(v. 65). Os discípulos tinham andado com Jesus por três anos, aprendendo, observando e participando de seus milagres. No entanto, nem mesmo eles podiam segui-lo fielmente em sua própria força. Eles precisavam de Ajuda.

Jesus prometeu muitas vezes que quando tivesse ascendido ao Pai, Ele os enviaria um "Consolador" - o Espírito Santo (Jo. 14:26, 15:26). Na verdade, Ele lhes disse que era para o seu bem que estava indo embora, para que o Espírito Santo pudesse vir (Jo 16:7). O Espírito Santo habita no coração de cada crente (Gl 2:20, Rm 8:16, Hb 13:5, Mt 28:20).

Jesus advertiu seus seguidores de que não deviam começar a testemunhar dEle "até que do alto sejais revestidos de poder" (Lc 24:49, At 1:4). Quando o Espírito Santo veio sobre os primeiros crentes no dia de Pentecostes, de repente eles tiveram todo o poder de que precisavam para seguir a Cristo, até à morte, se necessário (At 2:1-4; 4:31; 7:59-60).

Seguir a Jesus significa se esforçar para ser como Ele. Ele sempre obedeceu ao Seu Pai, então é isso que nos esforçamos para fazer (Jo. 8:29; 15:10). Realmente seguir a Cristo significa torná-lo o chefe. Isso é o que significa fazer de Jesus o Senhor de nossas vidas (Rm 10:9, 1 Co 12:3, 2 Co 4:5). Cada decisão e sonho é filtrado através de Sua Palavra com o objetivo de glorificá-Lo em todas as coisas (1 Co. 10:31).

Não somos salvos pelas coisas que fazemos para Cristo (Efésios 2:8-9), mas pelo que Ele tem feito por nós. Por causa de Sua graça, queremos agradá-lo em tudo. Tudo isso é feito ao permitirmos que o Espírito Santo tenha o controle completo de todas as áreas de nossas vidas (Efésios 5:18). Ele explica as Escrituras (1 Cor. 2:14), nos capacita com dons espirituais (1 Co 12:4-11), nos conforta (João 14:16) e nos (João 14:26) guia. Seguir a Cristo significa que aplicamos as verdades que aprendemos com a Sua Palavra e vivemos como se Jesus caminhasse ao nosso lado em pessoa.

Fonte: GotQuestion

Por Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário