"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

quinta-feira, 16 de julho de 2020

COMO É DEUS O NOSSO REFÚGIO?


Em que a palavra refúgio faz você pensar? Talvez um prédio imponente com fechaduras nas portas, talvez uma fortaleza de paredes grossas, ou talvez algo tão simples como um dossel para mantê-lo seco em uma tempestade. Qualquer que seja a imagem, pode-se concordar que um refúgio é um lugar seguro. Quando a Bíblia descreve Deus como o nosso refúgio, ela está dizendo que Deus é o nosso lugar seguro quando precisamos de proteção contra algo.

Conhecer Deus como o nosso refúgio nos permite confiar nEle mais livremente. Não precisamos temer situações ou pessoas que ameacem o nosso bem-estar, seja no sentido físico ou espiritual. Não há nenhuma situação que enfrentaremos que esteja fora do controle de Deus; portanto, o melhor lugar para estar, sempre, é bem perto dEle. "Torre forte é o nome do Senhor; o justo corre para ela e está seguro" (Pv 18:10).

Uma pergunta que surge é "como faço de Deus o meu refúgio?" É fácil imaginar um refúgio físico nos protegendo de algum perigo, mas como podemos fazer de Deus, a quem não podemos ver, o nosso refúgio?

Davi é um ótimo exemplo de alguém que conhecia Deus como o seu refúgio. Em diferentes momentos de sua vida, Davi fugia de pessoas que literalmente queriam matá-lo, mas ele sempre encontrava segurança em Deus. "De Deus dependem a minha salvação e a minha glória; ele é a minha forte rocha e o meu refúgio. Confie nele em todo tempo, ó povo; derrame diante dele o seu coração. Deus é o nosso refúgio" (Sl 62:7–8).

Uma maneira fácil de fazer de Deus o nosso refúgio é simplesmente pedir que Ele seja. Davi disse: "Derrame diante dele o seu coração" — foi isso o que Davi fez o tempo todo. Ele derramou o seu coração a Deus sobre o que estava acontecendo em sua vida e pediu-lhe para intervir em seu favor. Quando nos voltamos para Deus em busca de ajuda ou proteção, começamos a conhecê-lo como o nosso refúgio.

Em contraste com a fé de Davi, os líderes de Israel nos dias de Isaías tentaram encontrar segurança em outras coisas além de Deus. Em Is 28:15, o Senhor os repreende porque o seu "refúgio é a mentira e o nosso esconderijo é a falsidade". Deus então lhes oferece um verdadeiro refúgio: (Is 28:16–18). Podemos ficar tentados a procurar segurança em outras coisas que não Deus, mas essas coisas só podem fornecer uma falsa sensação de segurança. Deus é o único refúgio real que encontraremos.

Deus é o nosso refúgio. No entanto, isso não significa que Ele nunca nos levará a situações difíceis ou perigosas. Jesus levou os discípulos a um barco, sabendo muito bem que uma tempestade violenta estava se formando; os discípulos ficaram aterrorizados, mas Jesus, o refúgio deles, acalmou a tempestade (Mt 8:23–27). Quando estamos na vontade de Deus, podemos enfrentar até as situações mais perigosas com confiança porque Deus está conosco.

Inúmeras vezes, Deus liderou os israelitas em batalhas contra exércitos muito mais poderosos do que eles. Contudo, quando confiaram em Deus e o obedeceram, sempre saíam vitoriosos (veja Josué, capítulos 6 e 8, para alguns exemplos). Jesus nos disse: "Falei essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo" (Jo 16:33).

Não importa qual seja a nossa circunstância, o lugar mais seguro para estar é sempre no centro da vontade de Deus. Ele promete ser o nosso refúgio: "'De maneira alguma deixarei você, nunca jamais o abandonarei.' Assim, afirmemos confiantemente: 'O Senhor é o meu auxílio, não temerei. O que é que alguém pode me fazer?'" (Hb 13:5–6).

Fonte: GotQuestion

Por Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário