domingo, 5 de julho de 2020

QUAIS SÃO O SIGNIFICADO E A IMPORTÂNCIA DA ASCENSÃO DE JESUS CRISTO?


Depois de Jesus ressuscitar dos mortos, Ele "se apresentou vivo" (At 1:3) às mulheres perto do túmulo (Mt 28:9-10), aos Seus discípulos (Lc 24:36-43) e a mais de 500 outras pessoas (1 Co 15:6). Nos dias depois da Sua ressurreição, Jesus ensinou os Seus discípulos sobre o reino de Deus (At 1:3).

Quarenta dias depois da ressurreição, Jesus e Seus discípulos foram ao Monte das Oliveiras, perto de Jerusalém. Lá, Jesus prometeu aos Seus seguidores que em breve receberiam o Espírito Santo e os instruiu a permanecerem em Jerusalém até que o Espírito tivesse chegado. Então, enquanto Jesus os abençoava, Ele começou a subir ao céu. O relato da ascensão de Jesus é encontrado em Lc 24:50-51 e At 1:9-11.

As Escrituras deixam claro que a ascensão de Jesus foi um retorno literal e corpóreo ao céu. Ele subiu do chão de forma gradual e visível, observado por muitos espectadores atentos. Enquanto os discípulos se esforçavam para terem um último vislumbre de Jesus, uma nuvem o encobriu da sua vista e dois anjos apareceram e prometeram a volta de Cristo "da mesma forma como o viram subir" (At 1:11).

A ASCENSÃO DE JESUS CRISTO É SIGNIFICATIVA POR VÁRIAS RAZÕES:

1) ELA SINALIZOU O FIM DO SEU MINISTÉRIO TERRENO. Deus Pai tinha amorosamente enviado o seu Filho ao mundo em Belém, e agora o Filho estava retornando ao pai. O Seu período de limitação humana estava no fim.

2) ELA SIGNIFICAVA SUCESSO EM SEU TRABALHO TERRENO. Jesus realizou tudo o que tinha vindo à terra para realizar.

3) ELA MARCOU O RETORNO DA SUA GLÓRIA CELESTIAL. A glória de Jesus havia sido velada durante o Seu tempo na terra, com uma breve exceção na Transfiguração (Mt 17:1-9).

4) ELA SIMBOLIZAVA A SUA EXALTAÇÃO PELO PAI (Ef 1:20-23). Aquele com quem o Pai se compraz (Mt 17:5) foi recebido com honra e dado um nome acima de todo nome (Filip 2:9).

5) ELA PERMITIU QUE JESUS PREPARASSE UM LUGAR PARA NÓS (Jo 14:2).

6) ELA INDICAVA O INÍCIO DO SEU NOVO TRABALHO COMO SUMO SACERDOTE (HEBREUS 4:14-16) E MEDIADOR DA NOVA ALIANÇA (Hb 9:15).

7) ELA ESTABELECEU O PADRÃO PARA O SEU RETORNO. Quando Jesus retornar para estabelecer o Reino, Ele voltará assim como foi, ou seja, de forma literal, corpórea e visível nas nuvens (At 1:11, Dn 7:13-14, Mt 24:30, Ap 1:7).

Atualmente, o Senhor Jesus está no céu. As Escrituras frequentemente retratam-no estando à direita do Pai, uma posição de honra e autoridade (Sl 110:1; Ef 1:20, Hb 8:1). Cristo é o cabeça da Igreja (Col 1:18), o doador dos dons espirituais (Ef 4:7-8) e aquele que preenche tudo em todos (Ef 4:9-10).

A ascensão de Cristo foi o evento que transitou Jesus do Seu ministério terreno ao Seu ministério celestial.

Fonte: GotQuestion

Por Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário