"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

CONHECENDO AS ESCRITURAS

NOMES:

Escritura - Mt.22:29 - Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.

Sagradas - Rm.1:2 - O qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras,

Livro - Is.34:16 - Buscai no livro do SENHOR e lede: Nenhuma destas criaturas falhará, nem uma nem outra faltará; porque a boca do SENHOR o ordenou, e o seu Espírito mesmo as ajuntará.

Palavra - Mc.7:13 – Invalidando a palavra de Deus pela vossa própria tradição, que vós mesmos transmitistes; e fazeis muitas outras coisas semelhantes.

Oráculo - Rm.3:2 - Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus.

O LIVRO: A Bíblia é um livro singular, produzido no oriente antigo, que molda o ocidental moderno. É o livro mais traduzido, citado, publicado e influente na humanidade, amargo para se viver e doce para se pregar (Ap.10:8-11).

Bíblia = grego ”Biblos”=Livro. Entrou para as línguas modernas pelo francês. Antes, era o nome que se dava à casca de um papiro do século XI a.C. Por volta do século II d.C., os cristãos usavam a palavra para escritos sagrados.

CÂNON - (Grego: Vara p/medir); Escrituras Canônicas - (Conforme estudos por especialistas dos textos); Coleção completa dos livros divinamente inspirados, ou seja, a Bíblia, que é nossa norma ou regra de fé e prática.

ANTIGO: Formado num espaço de 1046 anos, de Moisés a Esdras; Sacerdotes judeus escreviam os textos em rolos e os guardavam em vasos de barro, recopiados pelos escribas, passando de geração em geração;

NOVO: Levou 200 anos; (Reconhecimento: Cartago 397) Após ascensão de Jesus, apóstolos pregaram sem escrever suas bíblias eram o ant. testamento e com suas mortes, necessitou-se escrever às gerações futuras.

 A BÍBLIA É INSPIRADA POR DEUS: Influenciada sobrenaturalmente pelo Espírito Santo (2 Tm.3:16 e 2 Pe.1:21). Ela mesma reivindica isso 2.600 vezes, na expressão: Assim diz o Senhor (Ez 11:5 e 2 Cr 20:14) . A Bíblia é de origem divina e quem tem o Espírito Santo não questiona; temos que não apenas conhecer a Bíblia, mas o autor.

Transcrito Por Litrazini

http://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário