"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

sábado, 2 de abril de 2022

INTERCEDE... GEMIDOS INEXPRIMÍVEIS...

Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos. Rm 8.26,27

Fraquezas – deveria estar traduzido no plural e isso nos diz que o que nos debilita é algo muito grande, que vai além de nossas forças e Deus o sabe.

Não sabemos orar como convém – Paulo simplesmente quer dizer que somos como que cegos quando oramos a Deus, visto que, embora aliviados de nossos males (fraquezas) nossas mentes se acham tão perturbadas e confusas em fazer a escolha certa do que nos convém ou do que necessitamos.

INTERCEDE... GEMIDOS INEXPRIMÍVEIS...

Inexprimíveis são os gemidos que irrompem de dentro de nós ao impulso do Espírito Santo de Deus de forma que ele prescreve as nossas orações o que vai além do nosso entendimento.

Na verdade, então, os gemidos inexprimíveis são nossos, motivados e conduzidos pelo Espírito que habita em nós, que conduz nossa oração de forma a agir com discernimento e assim poder expressar aquilo que verdadeiramente vai chegar ao ouvido do Senhor de forma inteligente.

Intercede – o Espírito “inspira nossos corações para que façamos orações que são próprias para nos achegarmos a Deus” e não simplesmente é um suplicante que ora em nosso lugar; sendo assim, ele afeta de tal forma os nossos corações que essas orações tem condições de penetrar os céus e chegar aos ouvidos do Senhor.

v.27 – Aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito – “O fato de Deus nos ouvir quando oramos através do seu Espírito é uma notável razão para confirmar nossa confiança, pois ele pessoalmente está intimamente familiarizado como nossas orações, como se fossem os pensamentos de seu próprio Espírito”

Sondar – não significa que Deus toma conhecimento de alguma coisa que lhe é nova, nem mesmo rejeita como se fossem irracionais, mas antes os reconhece e ao mesmo tempo os recebe bondosamente porque lhe são muito conhecidos (ele conhece a mente do Espírito e sabe discernir em nossos desejos e mentes aquilo que foi impresso em nós pelo gemer e interceder do Espírito Santo!).

“Devemos, pois, pedir a Deus que regule nossas orações de conformidade com sua vontade, caso o nosso desejo seja que ele aceite”.

Transcrito Por Litrazini

https://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário