A
obra do Espírito de convencer do pecado e da justiça e do juízo será
manifestada em todos os crentes verdadeiramente cheios do Espírito.
Cristo,
cheio do Espírito (Lc 4.1), testificou ao mundo “que as suas obras são
más” (Jo 7.7; 15.18) e chamava os homens ao arrependimento do pecado (Mt
4.17).
João
Batista “cheio do Espírito Santo” desde seu nascimento (Lc 1.15),
expunha os pecados do povo judaico (ver Mt 11.7; Lc 3.1-20)
Pedro, “cheio
do Espírito Santo” (At 2.4), convencia os corações de 3.000 pecadores, ao
pregar o arrependimento e o perdão dos pecados (At 2.37-41).
Em
1 Co 14.24,25 declara explicitamente que a presença de Deus na congregação é
reconhecida pela manifestação do pecado do infiel (i.e., os segredos do seu
coração), pela sua consequente convicção (v. 24) e pela sua salvação (v.25).
“Ele
vos guiará em toda a verdade” - A obra do Espírito Santo quanto a convencer do
pecado não concerne somente ao incrédulo (Jo 16.7,8), mas também ao crente e à
igreja, ensinando, corrigindo e guiando na verdade (Mt 18.15; 1 Tm 5.20; Ap 3.19).
O
Espírito Santo falará ao crente concernente ao pecado, à justiça de Cristo e ao
julgamento da maldade com vistas a:
Conformar
o crente a Cristo e aos seus padrões de justiça (cf. 2 Co 3.18); Guiá-lo em
toda verdade (v.13); Glorificar a Cristo (v.14).
Deste
modo, o Espírito Santo opera no crente para reproduzir no seu viver a vida
santa de Cristo.
Se
o crente cheio do Espírito Santo rejeita a sua direção e sua operação de
convencer do pecado, e se o crente não mortifica as obras da carne mediante o
Espírito Santo, morrerá espiritualmente (Rm 8.13a).
Somente
os que recebem a verdade e são “guiados pelo Espírito de Deus” são
filhos de Deus (Rm 8.14), e assim podem continuar na plenitude do Espírito
Santo.
O
pecado arruína a vida espiritual e igualmente a plenitude do Espírito Santo no
crente (Rm 6.23; 8.13; Gl 5.17; cf. Ef 5.18; 1 Ts 5.19).
Fonte:
Bíblia de Estudo Pentecostal
Por
Litrazini
http://www.kairosministeriomissionario.com/
Graça
e Paz
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