A Natureza de Deus e os Nomes
Deus é
Espírito pessoal, eterno, infinito e imutável. O Espírito é um ser real,
verdadeiro, mas invisível, constituído dos poderes de: pensar, sentir, querer e
os de consciência e direção própria.
Assim é Deus, nele não há o desequilibro e entre os poderes de pensar, querer e
sentir. (O homem é um espírito que possui uma lama e habita num corpo).
Podemos ter uma
ideia melhor de Deus estudando o significado dos seus nomes que aparecem na
Bíblia:
ELOHIM – “Deus” Esta palavra
emprega-se sempre que sejam descritos ou implícitos o poder criativo e a
onipotência de Deus. Elohim é o Deus-Criador. A forma pura significa plenitude
de poder e representa a Trindade. Elohim é a primeira expressão de Deus na Bíblia
(Gênesis 1.1).
JEOVÁ – Os 72 sábios judeus que
Ptolomeu Filadelfo rei do Egito encarregou de traduzir os textos do Velho
Testamento para o grego (285 anos antes de Cristo) por temer e tremer em
pronunciar o Nome de Deus como JEOVÁ, substituíram por Senhor, assim como
encontramos em nossas traduções.
Observando Deus a necessidade entre os homens desceu para ajudá-los e salvá-los
ao assumir esta revelação, ele revela-se a si mesmo como “Jeová”.
O nome Jeová tem sua origem no verbo “ser” e
inclui os três tempos deste verbo, passado, presente e futuro, significa “Serei
o que Serei” o “eu Sou” significa “Deus Absoluto”, “Deus Eterno
Imutável”; “Deus que subsiste por Si mesmo” independente de tudo, Ele que
era, que é e que há de ser.
Em outras palavras “O Eterno”, Também significa: Eu me manifestei, me manifesto
e ainda me manifestarei. Originalmente expressavam o Nome de Deus pelas
consoantes JHVH, evitando vogais; posteriormente tiravam as vogais de
ADONAI e ELOIM (Senhor) e, acrescentaram a estas consoantes, daí a ficar
desconhecida a real pronúncia.
O uso de
diversos nomes complementares a JEOVÁ são encontrados nos originais Bíblicos,
pois o nome do Senhor era mencionado biblicamente de acordo com o que
representava no momento do acontecimento.
Os nomes encontrados nos consertos
entre Jeová e seu povo são:
Aos que jazem em leitos de doenças manifesta-lhes como: JEOVA-RAFA
– “O Senhor que cura”. Êxodo
15.26
Os oprimidos pelo inimigo invocam a: JEOVÁ-NISSI –“
O Senhor nossa bandeira”, Êxodo 17.8-15.
Os encarregados de cuidados aprendem que ele é: JEOVÁ –SHALON –“o Senhor nossa paz”, Juízes 6.24.
Os peregrinos na terra sentem a necessidade de: JEOVÁ-RA’AH – “O Senhor meu Pastor”. Salmo 23.1
Os condenados e necessitados de justificação, esperançosamente invocam: JEOVÁ-TSID-KENU – “O Senhor nossa justiça”.Jeremias 23.6.
Aqueles que se sentem desamparados aprendem que ele é: JEOVÁ-JIREEH – “O Senhor que provê”. Gênesis
22.14.
Quando o reino de Deus se concretizar sobre a terra, ele será conhecido como: JEOVÁ SHAMMAH
– “O Senhor está ali.” Ezequiel
48-35.
JEOVÁ-SABAOTE – “O Senhor dos Exércitos” (I Samuel
1.3). Esse nome revela liderança e Domínio pessoais.
JEOVÁ-ELOIM
– “O Senhor Altíssimo” (Salmo
97.9) Esse nome revela supremacia e soberania absoluta de Deus. Ele é o
Transcendental.
JEOVÁ-M’KADDISH
– “O Senhor que voz santifica” (Êxodo
31.1). Revela purificação pessoal, Deus separa do pecado e para si mesmo
aqueles quem ama.
Os nomes que são atribuídos a Deus
nas Escrituras, indicam sua personalidade:
EL – (Deus) é usado em certas
combinações.
EL-ELYON – (Gênesis
14.18-20), o “Deus Altíssimo” o
Deus que é exaltado sobre tudo.
EL GIBBER -
(Isaias 9.6), “O Deus Forte”
EL SHADAY –
(Êxodo 6.3) o “Deus que é
suficiente para as necessidades do
seu povo.”
EL-OLAM –
(Gênesis 21.33), o “Eterno Deus”.
EL-EMANU – “Deus conosco”
ADONAI – Significa
literalmente Senhor ou Mestre e da ideia de governo e domínio. Este nome
no Novo Testamento aplica-se a Cristo glorificado. (Êxodo 23.17; Is 10.16.33)
PAI – Usado tanto no AT como no NT. Em
significado mais amplo descreve a Deus como sendo a fonte e todas as coisas e
criador do homem. Todavia essa relação não garante a salvação. Somente aqueles
que recebem a Cristo são filhos no sentido íntimo de salvação. João 1.2-13
Litrazini
Graça e Paz
Nenhum comentário:
Postar um comentário