A
expressão máxima da graça de Deus é a presença de Jesus Cristo no mundo, e tudo
quanto, como fruto de sua vida, morte e ressurreição, irrompe como
possibilidade para a natureza criada e toda a humanidade
Contam
que C.S. Lewis chegou ao auditório de um congresso religioso e observou
acalorado debate.Perguntou ao sujeito ao lado qual a razão de tanta discussão.
Estão discutindo qual é a distinção do Cristianismo em relação às outras religiões,
esclareceu o homem. Simples, comentou Lewis, sem hesitar, a graça de Deus.
De
fato, todas as religiões estão baseadas no esforço pessoal e no princípio da
justiça retributiva. Somente o Cristianismo apresenta a possibilidade de um
relacionamento entre Deus e os homens além das fronteiras do mérito e demérito.
Infelizmente as palavras de Lewis, dos pais do protestantismo, e, pior, uma das
afirmações mais categóricas e fundamentais do Novo Testamento se perderam na
poeira do fenômeno religião de consumo, onde os deuses disputam melhores
lugares nas prateleiras do mercado religioso. Poucos cristãos, ou que se dizem
cristãos, compreendem o que seja a graça de Deus. Arrisco, portanto, algumas
sugestões.
A graça de Deus é o favor imerecido de Deus para com a humanidade. [Mateus 5.45; Efésios
2.8-10; Tiago 1.17,18; 2Pedro 1.3]
A graça de Deus é a disposição de Deus em tratar bem aqueles que o
rejeitam e dar coisas boas a quem não lhe quer bem ou mesmo sequer reconhece
sua existência. [Mateus
5.41-48]
A
graça de Deus é a boa vontade de Deus, a pré-disposição positiva de Deus, o
desejo de abençoar, a intenção constante de fazer o bem e agir com bondade em
relação ao universo criado e toda a humanidade. [Êxodo 33.19; Salmo 100.5;
2Crônicas 16.9; Jeremias 29:11; 33:3; Hebreus 4:16]
A
graça de Deus é a interpelação, o apelo, o chamamento, o convite, a insistente
convocação de Deus para que a humanidade se renda à sua bondade.[Hebreus 1.1,2;
3.7; 3.15; 4.7; Atos 14.16,17; 26.14]
A
graça de Deus é o fluxo constante de amor e vida divinos que sustentam o
universo e toda a humanidade. [Isaías 18.4; Atos 17.28; Romanos 11.33-36;
Hebreus 1.3]
A
graça de Deus é a energia ativa, o poder abençoador, a força, o empurrão que
Deus imprime no universo e na humanidade para que o bem e o bom possam
existir. [1Coríntios 15.10; Filipenses 2.13,14; Colossenses 1.29]
A
graça de Deus é a ação e o trabalho de Deus em favor do universo e de toda a
humanidade. [Salmo 37.5; Isaías 64.4; Mateus 6.25-34; Filipenses 4.19;
1Pedro 5.7]
A
graça de Deus é a oportunidade, chance, concessão, permissão, autorização que
Deus concede à humanidade para que experimente sua bondade e participe de seus
atos bondosos. [Isaías 55.6; 2Coríntios 8.1]
A vida não se explica sem a
graça de Deus: Deus tudo criou, tudo sustenta e a todos concede vida e fôlego
para que existam, inclusive em rebeldia e de maneira contrária ao seu caráter
três vezes Santo. O Deus cristão é o Deus de toda a graça [Isaías 6.1-5; Atos
17.24,25; 1Pedro 5.10], e o seu evangelho não é outro senão o evangelho da
graça de Deus [Atos 20.24].
A
graça de Deus está presente inclusive onde a igreja ainda não está e aonde o
evangelho ainda não chegou. [Atos 10.31; 14.16,17]
O
mundo, a humanidade e o futuro são viáveis pelo fato de estarem sob a graça de
Deus. Vale a pena fazer o bem, vale a pena semear para a justiça e a paz, pois
a mão de Deus está promovendo e agindo em cooperação para trazer à existência o
que é bom. [Romanos 8.28-30]
Toda
e qualquer experiência humana do amor; todos os atos de justiça, compaixão, e
solidariedade; todas as expressões da ética e da estética; a arte e a cultura;
a ciência, a tecnologia e o trabalho; as filosofias e sabedorias; a ordem, a
estrutura inteligente e a coerência lógica da realidade física, orgânica e
social; o prazer, a alegria e o contentamento; a superação, a possibilidade de
começar de novo, e a inovação; a rebeldia contra a morte e tudo quanto a promove,
sustenta ou representa; as possibilidades utópicas em relação ao futuro; a fé,
a esperança e a paz, se explicam pela graça de Deus.
A expressão máxima da graça
de Deus é a presença de Jesus Cristo no mundo, e tudo quanto, como fruto de sua
vida, morte e ressurreição, irrompe como possibilidade para a natureza criada e
toda a humanidade. Como bem disse o apóstolo João [1.14], Jesus é a verdade
cheia de graça.
Autoria:
Ed René Kivitz / Guia-me
Por
Litrazini
Graça
e Paz
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