"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O POVO MAIS RICO DO MUNDO

O apóstolo Paulo escreve sua Carta aos Efésios de sua primeira prisão em Roma. Ele já era um homem velho e trazia no corpo as marcas de Cristo.

Já havia sido preso em Filipos, Jerusalém e Cesaréia.

Como bandeirante do Cristianismo, já havia sido apedrejado, açoitado, fustigado com varas e enfrentado naufrágios e perigos de toda sorte.

Agora, o apóstolo estava algemado e preso em Roma, a capital do Império. Ao escrever sua Epístola aos Efésios, longe de reclamar de suas cadeias, ou rogar qualquer alívio do sofrimento, relembra à igreja, quão rico é o povo de Deus.

Paulo diz que aqueles que crêem em Cristo são santos e fiéis e detentores tanto da graça como da paz. Para nossa geração embriagada pelas bênçãos e tão apática em relação ao abençoador,

Paulo diz que já somos abençoados com toda sorte de bênção em Cristo Jesus. Somos o povo mais rico do mundo. É claro que Paulo não está falando da teologia da prosperidade, reduzindo as riquezas espirituais apenas ao nível material.

A Bíblia diz que há ricos pobres e pobres ricos. A verdadeira riqueza não é terrena, é celestial; não é material, é espiritual.

Somos o povo mais rico do mundo, porque somos abençoados com toda sorte de bênção espiritual pelo Deus Pai (Ef. 1.4-6), pelo Deus Filho (Ef 1.7-12), e pelo Deus Espírito Santo (Ef 1.13,14). Nossa salvação é uma obra realizada pelo próprio Deus triúno e para a glória do Deus triúno (Ef 1.6,12,14).

QUAIS SÃO ESSAS BÊNÇÃOS QUE TEMOS E, QUE NOS TORNA O POVO MAIS RICO DO MUNDO?

1. NÓS FOMOS ESCOLHIDOS POR DEUS (Ef 1.4).

Não fomos nós que escolhemos a Deus, foi Deus quem nos escolheu. Não fomos nós que amamos a Deus, foi ele quem nos amou primeiro.

Deus nos escolheu não porque cremos em Jesus, mas cremos em Jesus porque ele nos escolheu.

Deus não nos elegeu porque éramos santos, mas nos elegeu para a santidade.

Ele nos escolheu não porque tínhamos boas obras, mas fomos criados em Cristo Jesus para as boas obras.

Deus nos escolheu, em Cristo, desde a eternidade, para a salvação não por causa dos nossos méritos, mas apesar dos nossos deméritos.

2. NÓS FOMOS ADOTADOS NA FAMÍLIA DE DEUS (1.5).

Deus não apenas nos livrou da condenação eterna, que os nossos pecados merecem, mas também nos adotou em sua família.

Somos filhos de Deus, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo. Temos livre acesso à sua presença por meio de Jesus.

O Espírito Santo, agora, habita em nós e nos transforma de glória em glória, na imagem de Cristo, nosso irmão primogênito. Aqui cruzamos vales escuros, pisamos o chão crivado de espinhos pontiagudos, porém, em breve, estaremos na Casa do Pai, no Paraíso, na Cidade Celeste, com corpos glorificados, para reinarmos com Jesus, pelos séculos sem fim.

3. NÓS FOMOS REMIDOS PELO SANGUE DE CRISTO (1.7).

Deus nos amou e nos resgatou da casa do valente, da potestade de Satanás, do reino das trevas, da masmorra do pecado, mesmo quando éramos fracos, ímpios, pecadores e inimigos.

Éramos escravos da carne, do mundo e do diabo quando Deus quebrou as correntes que nos mantinham prisioneiros. Fomos libertos e resgatados. Pelo sangue de Jesus fomos comprados para Deus, para sermos propriedade exclusiva de Deus, e para vivermos para a glória de Deus. Esse resgate não foi mediante ouro ou prata, mas pelo precioso sangue de Jesus!

4. NÓS FOMOS SELADOS COM O SANTO ESPÍRITO DA PROMESSA (Ef 1.13,14).

DEUS PAI NOS ESCOLHEU E NOS ADOTOU EM SUA FAMÍLIA, DEUS FILHO NOS REMIU COM O SEU SANGUE E, DEUS, O ESPÍRITO SANTO, NOS SELOU COMO PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE DEUS.

Ninguém neste mundo nem no vindouro pode arrancar-nos dos braços de Deus.

Estamos seguros e guardados. Temos o selo de Deus. O Espírito Santo, que habita em nós, é o penhor e a garantia de que aquele que começou boa obra em nós, há de completá-la até o dia de Cristo Jesus.

Somos ricos, muito ricos; de fato, o povo mais rico do mundo!

Autor: Rev. Hernandes Dias Lopes

Por Litrazini:


Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário