"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

segunda-feira, 25 de maio de 2015

NÃO NEGOCIE COM SATANÁS

E depois foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto. Mas Faraó disse: Quem é o Senhor, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir Israel. Ex 5.1 e 2

Nenhum pai gosta de imaginar seu filho sendo escravo. Nenhuma mãe sonha com seu filho vivendo na miséria. Não passa pela cabeça de uma mãe ou de um pai ver seu filho trabalhando numa carvoaria, trabalhando como escravo ou ver seus filhos presos nas drogas.

O povo de Israel estava escravo no Egito durante 430 anos, eles não podiam celebrar festas, ter posses, não tinham alegria, não podiam escolher o próprio destino ou com quem iriam se casar. 10 gerações se passaram e a nação toda era escrava – pessoas nasciam e morriam na escravidão. E Deus ouviu o clamor do povo usando a vida de um jovem hebreu que foi adotado pela filha de Faraó.

Ele cresceu no palácio, aprendendo a cultura egípcia e vivendo como um príncipe. Um dia ao ver uma briga entre um hebreu e um egípcio, se atracou contra o egípcio e o matou. Ele pensou que ninguém o havia visto, mas ele fora descoberto e com medo, fugiu para o deserto.

Moisés viveu 40 anos no conforto, dentro do palácio de Faraó e 40 anos no deserto. Agora ele sabia o que era ser rico e ser pobre. O que era ser patrão e o que era ser empregado.

Muitas vezes Deus permite determinadas situações acontecerem conosco para nos tornarmos pessoas melhores. E o Senhor chama a Moisés para libertar o povo de Israel. Faraó não compreendeu, e a nação do Egito foi acometida por 10 pragas, sendo a última a morte dos primogênitos do Egito.

A PRIMEIRA PROPOSTA DE FARAÓ – EX 8.25
“Ide, oferecei sacrifícios ao vosso Deus nessa terra!” Faraó disse a Moisés que o povo servisse a Deus no Egito. É o mesmo de dizer: “Você não precisa mudar de religião, Deus está em todo o lugar…” Vs 27.

A SEGUNDA PROPOSTA DE FARAÓ – VS 28
“Eu vos deixarei ir, para que ofereçais sacrifícios ao Senhor vosso Deus no deserto; somente não ireis muito longe; e orai por mim.” Moisés não negociou com Faraó. Não negocie com satanás. Faça o que Deus mandou não o que qualquer pessoa está dizendo.

Há crentes que tem um pé na igreja e um pé no mundo. Pessoas que dizem: “O que tem de mais ir na boate, no motel? Conheço uma pessoa que tem duas namoradas e é crente… o que é que tem? ” “Há ele doido com baralho, com um carteado…não tem nada de mais!” Não negocie com o diabo.

A TERCEIRA PROPOSTA – EX 10.11
“Não será assim; agora, ide vós, os homens, e servi ao Senhor, pois isso é o que pedistes: E foram expulsos da presença de Faraó. … deixe as mulheres, filhos e gado e vá somente os homens…”

O QUE MOISÉS HAVIA DITO – EX 10.9
“Respondeu-lhe Moisés: Havemos de ir com os nossos jovens e com os nossos velhos; com os nossos filhos e com as nossas filhas, com os nossos rebanhos e com o nosso gado havemos de ir; porque temos de celebrar uma festa ao Senhor…”

Muitas vezes não percebemos, mas satanás quer dividir a família. Deixar uma parte da família na igreja e outra parte no mundo. “Eu e minha casa serviremos ao Senhor.”

Não podemos abrir mão da nossa família para o mundo, nem aceitarmos as ofertas do diabo para nos desviar do nosso alvo. Tome uma postura!

A QUARTA PROPOSTA – EX 10.24
“Então mandou Faraó chamar Moisés, e disse: Ide, servi ao Senhor; somente fiquem os vossos rebanhos e o vosso gado; mas vão juntamente convosco os vossos pequeninos.”

Faraó queria controlar as riquezas do povo de Deus. A Bíblia diz que o devorador não toca naquele que é dizimista, às vezes Deus pode até permitir sofrermos algumas perdas para ver onde está o nosso coração. Talvez você não recebeu a promoção tão esperada. Avalizou inadvertidamente uma pessoa desonesta. Teve seu carro furtado… Onde está seu coração?

MOISÉS RESPONDE: EX 10, 25 E 26
“…E também o nosso gado há de ir conosco; nem uma unha ficará; porque dele havemos de tomar para servir ao Senhor nosso Deus; porque não sabemos com que havemos de servir ao Senhor, até que cheguemos lá.”

“E o Senhor deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, de modo que estes lhe davam o que pedia; e despojaram aos egípcios.” Vs 31-36

Os egípcios escravizaram Israel por 430 anos quando o povo de Deus foi liberto, passou da vida de escravidão para uma nova vida de liberdade rumo a Canaã, levou consigo toda a riqueza do Egito.

Assim como Moisés fez, não negocie com Faraó.

Pr. Jorge Linhares

Por Litrazini
http://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário