"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

quinta-feira, 31 de março de 2016

IDEIAS (FALSAS) SOBRE A PALAVRA DE DEUS

A maneira como respondemos a uma mensagem depende de quem ela vem. Deixe-me dar um exemplo. Se um desconhecido viesse até mim na rua e dissesse: “Me empresta as chaves do seu carro rapidinho. Eu vou pegar um pouco de dinheiro do seu porta-luvas”, eu provavelmente olharia para ele como se ele fosse louco e iria embora. Mas, se minha esposa aparecesse e dissesse a mesma coisa, eu daria as chaves a ela sem pensar duas vezes. Nós ouvimos e respondemos de maneira diferente dependendo de quem está falando.

Vejamos agora mais uma situação. Se um dos meus bons amigos insistisse que eu preciso submeter-me à sua perfeita autoridade sobre minha vida inteira, provavelmente eu olharia para ele como se ele fosse louco e arrumaria novos amigos. E seria ótimo para mim responder dessa forma. Mas, e se o próprio Deus dissesse a mesma coisa?

2 Timóteo 3.16 diz: “Toda a Escritura é inspirada por Deus”.Esse não é o verso todo, mas essas palavras dizem o bastante para meditarmos pela vida inteira. O fato de que as palavras da Escritura são as palavras do próprio Deus é importante. Essas palavras, “Toda a Escritura é inspirada por Deus”, nos ajudam a combater algumas das mentiras sobre a Bíblia em que, às vezes, nós acreditamos. vamos examinar algumas delas.

PORQUE A ESCRITURA É INSPIRADA POR DEUS, ELA NÃO É: OPINIÃO
Muitos de nós tratamos a Bíblia como um livro cheio de sugestões ou uma coletânea de dizeres sábios. Seria ótimo tratar a Bíblia desse jeito se ela fosse apenas um livro de citações editado por alguém. Nós poderíamos folhear e sublinhar as partes que gostamos. Mas, ela não é.

Deus tem autoridade sobre cada alma vivente e, quando Ele dá ordens, elas não são mera sugestões. Elas não são opiniões a que podemos escolher se subscrevemos ou não. Deus não tem “opiniões”. Ele é Deus. O que Ele pensa é verdade.

PORQUE A ESCRITURA É INSPIRADA POR DEUS, ELA NÃO É: ANTIQUADA
Atualmente, muitas pessoas falam da Bíblia como um livro antigo com perspectivas antigas que precisamos superar. Para eles, ela é muitas vezes ofensiva e, em alguns casos, simplesmente imoral. Outros dizem: “ela é velha – tire o que puder dela, mas não a leve muito a sério”.

A verdade de Deus não expira. Deus não é um homem que é influenciado por algum contexto cultural. Deus é de eternidade a eternidade. A Bíblia é antiga e foi escrita em diferentes culturas, mas toda sua verdade é igualmente verdadeira hoje. Assim, nosso trabalho não é ignorar as partes que não “se adaptam a nós” ou que não batem com o que pensamos ser moral. Nossa tarefa é ler o que Deus disse, descobrir o que significa para nós, e submeter-nos a isso.

PORQUE A ESCRITURA É INSPIRADA POR DEUS, ELA NÃO É: APENAS INFORMAÇÃO
Alguns de nós gostamos de teologia pelos motivos errados. Nós vamos até a Escritura para aprendermos coisas e nos sentirmos profundos. Quando você lê a Escritura, ela não é apenas um livro de história, apenas um livro de sabedoria ou apenas um livro de estórias. Ela contém essas coisas, mas não é apenas essas coisas. Quando você se encontra com a Palavra, você está diante de Deus. Jamais leia a Palavra de Deus sem ter essa realidade em primeiro plano. Deus está falando. Escute.

PORQUE A ESCRITURA É INSPIRADA POR DEUS, ELA NÃO É: CHATA
Creio que essa é a perspectiva pecaminosa da qual provavelmente todos nós fomos culpados em algum momento. Nós não queremos ler a Bíblia porque ela não nos prende. Ela não segura sua atenção. Direi apenas uma coisa: Como ver Deus pode ser chato? Isso é evidência de nossas papilas gustativas pecaminosas. Isso mostra que temos gosto por todas as coisas erradas.

Vamos nos arrepender disso, confiar em Cristo e tirar proveito do privilégio de encontrar-se com Deus.

PORQUE A ESCRITURA É INSPIRADA POR DEUS, ELA NÃO É: FRACA
A Palavra de Deus é poderosa. Foi com Sua Palavra que Ele criou o Universo inteiro. Ele disse “Haja” e houve. Quando Jesus, Deus Filho, veio à Terra, os poderes de Sua Palavra manifestaram-se plenamente. Quando Ele falava, demônios acovardavam-se, ventos e ondas recuavam, doenças fugiam e mortos voltavam à vida. A Palavra de Deus é inimaginavelmente poderosa.

É pela Palavra de Deus que qualquer um de nós pode ser salvo. Deus usa Sua poderosa Palavra para entrar em corações mortos e dar-lhes olhos para ver Jesus, que foi ressuscitado dos mortos pela Palavra de Deus. E é por essa mesma Palavra que Deus continua a revelar-Se a nós.

O livro que permanece intocado em nossa estante é a Palavra do Deus todo-poderoso.  Ela é santa, sagrada, verdadeira e inimaginavelmente poderosa.

Quando é o próprio Deus falando, a maneira como escutamos deve mudar.

Autor: Trip Lee /Traduzido por Josaías Jr | iPródigo

Por Litrazini


Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário