"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

SAIBA LIDAR COM AS CRÍTICAS NEGATIVAS DE MODO POSITIVO!

A capacidade de lidar com críticas negativas, de modo positivo, definirá o nosso sucesso e bem-estar emocional e espiritual. Nenhuma pessoa é indiferente a críticas, porém, há momentos em que se torna difícil lidar com opiniões negativas.

Até mesmo Jesus, um homem perfeito, foi duramente criticado. Ele foi chamado de glutão (Mateus 11.19), bêbado (Lucas 7.34) e amigo de pecadores (Marcos 2.16). Em relação a esse tema, gostaria de destacar alguns aspectos que, acredito, são importantes para o nosso aprendizado.

Líderes, por exemplo, recebem críticas, independente se o que fazem é bom ou ruim. E, quando cometem uma falha, esta sempre será mais apontada do que seus acertos. Isto porque, infelizmente, o ser humano tem a tendência de promover mais o que é negativo.

Geralmente, pessoas públicas são alvos até mesmo de quem não as conhecem. Há quem perca seu precioso tempo com isso – talvez uma maneira inconsciente de se autopromover e as redes sociais são uma prova disso. 

SE VOCÊ SOFRE COM CRÍTICAS, VEJA ALGUMAS DICAS PARA TENTAR LIDAR COM ELAS:

1) CULTIVE A MENTE DE CRISTO E PREPARE-SE PARA LIDAR COM AS CRÍTICAS. Elas fazem parte de nossa caminhada nesta terra.

2) NÃO SE ESTRESSE TENTANDO EVITAR AS CRÍTICAS. O tempo mostrará quem você é, e quem são os críticos.

3) QUANTO MAIS BEM-SUCEDIDO VOCÊ FOR, MAIS SERÁ ALVO DE CRÍTICAS.

4) CONSIDERE AS CRÍTICAS COMO UM ESTÍMULO E VOCÊ ALCANÇARÁ PATAMARES MAIS ALTOS.

5) QUEM COLOCA DEFEITO EM TUDO, GERALMENTE, VIVE RODEADA DE PESSOAS NEGATIVAS. Mateus 6.22,23 diz que nós enxergamos o que há dentro de nós: A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!

6) SEJA POSITIVO OU NEGATIVO EM RELAÇÃO ÀS CRÍTICAS. A escolha é sua!

7) NÃO COMPARTILHE A SUA VIDA EMOCIONAL, ESPIRITUAL E PROFISSIONAL COM PESSOAS NEGATIVAS E INVEJOSAS. 

8) SEJA HUMILDE E AGRADECIDO A DEUS POR TUDO.

9) NÃO DEIXE QUE AS CIRCUNSTÂNCIAS AFETEM A SUA FÉ E O SEU BOM HUMOR.

10) SEJA CAPAZ DE CONTAGIAR POSITIVAMENTE AS PESSOAS QUE ESTÃO À SUA VOLTA, MESMO DIANTE DE SITUAÇÕES NEGATIVAS.

O modo como lidamos com as críticas é mais importante do que as críticas em si. Há quem esteja em depressão e com o seu potencial paralisado porque deu ouvido a quem não faz nada nem deixa que outros façam.

Não pare a sua trajetória por causa de críticos. Levante-se, comece a agir e cumpra o propósito para o qual Deus o chamou, pois Ele cobrará de você, e não dos seus críticos, o cumprimento da missão que confiou a você. O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente;  (1 Pedro 2.23.)

Dra Elizete Malafaia

Por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário