"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

quarta-feira, 26 de julho de 2017

ESCLARECENDO PRÁTICA E CONSEQUÊNCIAS DA IDOLATRIA

Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. (Ap. 22.15)

PEQUENO RESUMO DE QUE CONSISTE A IDOLATRIA
1. Prostrar-se perante imagens e adorá-las:  Exodo 20.5; Deuteronômio 5.9; Levítico 26.1; Salmos 115.3 a 8; Isaías 2.8; Isaías 45.18 a 20; Isaías 46.6 a 8; Jeremias 10; etc. 
2. Adorar outros deuses: Aqui eu incluo: líderes espirituais (pastores, profetas), esposo (a), filhos, bens materiais, etc. Deuteronômio 30.17; Salmo 81.9; Isaías 40.18 a 20; Mateus 12 46 a 50; At.10.25,26.
3. Adorar os exércitos dos céus (o sol, a lua, as estrelas, os planetas, os astros): Deuteronômio. 4.15 a 19 e 17.3
4. Adorar os animais: Salmo 106.19,20; Romanos 1.23
5. Adorar os demônios: Mateus 4.9,10 ; Apocalipse  9.20
6. Adorar os anjos: Colossenses 2.18. Apocalipse 19.10 e 22.8,9

CONSEQÜÊNCIAS DA IDOLATRIA
1– PERCA DA COMUNHÃO COM DEUS.“Antes, digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios”: I Corintios 10.20,21;  “Os que se entregam à idolatria vã, abandonam aquele que lhes é misericordioso”: Jonas 2.8.
2- TRAZ MALDIÇÃO. “Maldito o homem que fizer imagem de escultura ou de fundição, abominável ao Senhor”:Deuteronômio 27.15. “Sejam confundidos todos os que servem imagens de escultura”: Salmos 97.7.
3- CORRUPÇÃO -“No dia em que o Senhor vosso Deus falou convosco em Horebe, do meio do fogo,não vistes figura nenhuma. Portanto, guardai com diligência as vossas almas, para que não vos corrompais, fazendo um ídolo, uma imagem de qualquer tipo, figura de homem ou de mulher”: Deuteronômio. 4.15,16.
4- PERCA DA SALVAÇÃO E TRAZ A MORTE ETERNA - Apocalipse  21.8; Gálatas  5.19 a 21

Gostaria ainda de lembrá-los que a idolatria diz respeito não só a imagens, mas a qualquer pessoa ou objeto que a pessoa coloca à frente de Deus em sua vida, podendo ser até seus pais, marido, mulher ou filhos e amigos, veículos, objetos, etc. Dê a Deus o devido lugar: o primeiro em tudo.“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”: Mateus 6.33.

Um homem estava na casa dele, quando alguém bateu na porta. Ele foi ver quem era, e era Satanás... Satanás disse para o homem:
-  Posso colocar um preguinho na sua parede? O homem disse não!
- Está é a Casa do Senhor Jesus, e você não irá colocar o seu preguinho na parede. E insistentemente, Satanás ia até a casa deste homem:
- Deixa eu colocar um preguinho na parede da sua casa ? 
- Não eu já disse que não... E isso se repetiu, mais vezes, mais vezes [...] até que, o homem questionou:
-  O que pode haver de errado, afinal é só um preguinho [...]  e Satanás entrou na casa do Homem e pendurou o seu preguinho....

E Satanás, voltou à casa do homem, e sem bater na porta, entrou e pendurou sua sujeira no preguinho... E o homem irritado c/ Satanás, disse:
- Esta casa é minha [...] como você entra aqui sem bater na porta e pendura esta sua sujeira  no preguinho, e Satanás, diz para o Homem:
- A parede é sua, mas  o prego é meu e eu penduro o que eu quiser nele. Daí por diante, Satanás entrava e saía, a hora que queria, contaminando o Homem com a sujeira dele... (AD)

O que mais chama atenção, é que o 1.º passo é sempre nosso, ou seja, nós escolhemos se queremos ou não aceitar o que Satanás nos oferece, e por mais insistente que ele seja, temos que ter uma única escolha, JESUS.

ALGUMAS DEFINIÇÕES NECESSÁRIAS PARA ENTENDER MELHOR NOSSA REFLEXÃO
ÍDOLO: A palavra ídolo vem do grego eidólon, e significa “imagem”. É uma representação artificial de alguma pessoa ou coisa, a qual se usa como objeto de adoração.
Não se encurvar: não fazer gestos como beijar, ajoelhar, dobrar-se, reverenciar, humilhar-se, tocar, etc.
NÃO SERVIR: prestar homenagem como cânticos, louvores, beijo, petições, procissões, etc.
SEMELHANÇA DO QUE HÁ NOS CÉUS E NA TERRA: imagens de Deus, Jesus Cristo, Espírito Santo, Anjos e dos que morreram em Cristo.
IDOLATRIA: É o culto que é prestado aos ídolos. A idolatria é o culto prestado à criatura ao invés de ao Criador (Romanos 1.25), seja como culto a deuses pagãos ou a imagens que representem o Senhor.

Não de brecha amado(a), esteja na brecha !!! Orai, vigiai, sempre!

Extraído por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário