"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS EM NÓS.


É tarefa do Espírito Santo produzir um caráter semelhante ao de Cristo em nós (2Co.3.18) O processo de transformação pelo qual nos tornamos mais semelhantes a Jesus, é chamado santificação; um dos propósitos de nossa vida sobre a terra.

Não podemos reproduzir o caráter de Jesus por nossos próprios esforços. Decisões de ano novo, força de vontade e as melhores intenções não são suficientes. Somente o Espírito Santo tem o poder de realizar as transformações que Deus deseja para nossa vida (Fp.2.13).

As características de Cristo não são produzidas por imitação, mas por habitação. Nós permitimos que Cristo viva através de nós, pois este é o segredo: Cristo vive em nós (Cl.1.27). E como isso acontece na vida real? Pelas escolhas que fazemos.

Nós escolhermos fazer a coisa certa nas diversas situações de nossa vida e confiamos no Espírito Santo para nos dar força, amor, fé e sabedoria para fazê-la. Uma vez que o Espírito de Deus vive dentro de nós, essas coisas estão sempre à disposição quando pedidas.

DEVEMOS COOPERAR COM O TRABALHO DO ESPÍRITO SANTO.
O Espírito Santo libera poder no momento em que damos um passo de fé. A fé libera o poder de Deus. Não devemos esperar sentir-nos poderosos ou confiantes, devemos ir adiante na nossa fraqueza, fazendo a coisa certa mesmo com medos e sentimentos. É assim que cooperamos como o Espírito Santo, e essa é a forma do nosso caráter ser desenvolvido.

A Bíblia compara o crescimento espiritual a uma semente, a uma edificação e a uma criança em crescimento; Sementes devem ser plantadas e cuidadas, edificações devem ser construídas, elas não aparecem simplesmente e, crianças devem comer e se exercitar para crescer.

Embora esforço não tenha nada que ver com salvação, está relacionado com o crescimento espiritual. Pelo menos em oito ocasiões no N.T. recebemos a ordem de nos esforçarmos em nosso crescimento, até nos tornarmos semelhantes a Jesus. (Lc.13.,24; Rm.14.19; Ef.4.3; 2Tm.2.5; Hb.4.11;12.14; 2Pe.1.5;3.14)

Paulo explica em Efésios 4.22-24 os três deveres para nos tornarmos semelhantes a cristo.

Em 1º  lugar, devemos abandonar nossa antiga maneira de agir: ...referente àquela antiga forma de viver tem de ir embora. Está completamente corrompida. Livrem-se dela (Ef.4.22);

Em 2º lugar, devemos mudar nossa forma de pensar:Deixe que o Espírito transforme sua maneira de pensar (Ef.4.23). A Bíblia diz que somos transformados pela renovação de nossa mente (Rm.12.2) de dentro para fora.

Em 3º lugar, precisamos adquirir o caráter de Cristo ao desenvolver hábitos novos e dignos de Deus (Ef.4.24). O Caráter é basicamente a soma dos hábitos.

Transcrito Por Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário