"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

domingo, 7 de outubro de 2018

O QUE SIGNIFICA SER UM HOMEM DE DEUS?


"Homem de Deus" é a descrição dada a um homem que segue a Deus em todos os sentidos, que obedece aos Seus mandamentos com alegria, que não vive para as coisas desta vida, mas para as da eternidade, que de bom grado serve ao seu Deus dando livremente todos os seus recursos, e que aceita o sofrimento que vem como consequência de sua fé com alegria.

Talvez Miqueias 6:8 resuma o homem de Deus em um único versículo: "Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus."

O homem de Deus não engana ou defrauda seu empregador chegando atrasado ao trabalho ou não atendendo à tarefa em questão durante o horário de trabalho; ele não fofoca e nem calunia; ele mantém sua mente e seu coração puros, protegendo seus olhos e ouvidos da imundície do mundo. Se for solteiro, permanecerá puro e só se casará com uma mulher cristã (2 Coríntios 6:14). Se for casado, ele amará, honrará e apreciará sua esposa e será o chefe da casa (Efésios 5:22-24, 33).

Ele não aceita valores mundanos, mas busca na Palavra de Deus orientação para ver o que é sábio e bom. Ele considera aqueles que são "desfavorecidos" ou rejeitados pela sociedade, aqueles que são solitários ou desesperados; ele é ouvinte dos problemas de outras pessoas e não julga.

Acima de tudo, os homens de Deus entendem que quando nosso Senhor lhes ordenou que fossem "perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste" (Mateus 5:48), só são capazes de realizar isso porque Deus os capacita a serem"santos e irrepreensíveis perante ele" (Efésios 1:4) através do Seu poder e da habitação do Seu Espírito. Por nossa conta, somos incapazes de santidade e perfeição, mas através de Cristo que nos fortalece, podemos "tudo" (Filipenses 4:13).

O homem de Deus sabe que sua nova natureza é a da justiça de Cristo, que foi trocada pela nossa natureza pecaminosa na cruz (2 Coríntios 5:17, Filipenses 3:9). O resultado final é que ele caminha humildemente com seu Deus, sabendo que deve confiar unicamente nEle para poder viver ao máximo e perseverar até o fim.

É disso que se trata a simples religião: ajudar os que estão em perigo e não ser poluído pelo mundo (Tiago 1:27). Podemos ter consciência de todas as doutrinas bíblicas, podemos conhecer todos os termos teológicos, podemos traduzir a Bíblia do grego original e assim por diante, mas o princípio de Miqueias 6:8 é o princípio que o homem de Deus deve seguir: praticar a justiça, amar a misericórdia e andar humildemente com Deus.

Fonte: GotQuestion

Por Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário