"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

BELÉM


 E ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. (Lucas 2.7)


Lucas descreve as circunstâncias que envolveram o nascimento de Jesus e como o filho de Davi (Jesus) veio a nascer na cidade de Davi (Belém).

Ele destaca dois detalhes — o decreto de Augusto, o famoso imperador de Roma, e o comportamento de um anônimo estalajadeiro em Belém. Ambos, de maneiras diferentes e sem que soubessem, foram instrumentos da providência divina.

Começaremos com Augusto, o imperador romano que reinou de 30 a.C. a 14 d.C. Augusto instituiu um censo, exigindo que toda a população fosse à suas cidades de origem para se registrar. O objetivo deste censo, evidentemente, era aumentar a arrecadação de impostos.

Assim, José e Maria viajaram de Nazaré a Belém. Não havia necessidade de Maria acompanhá-lo nesta viagem, mas provavelmente ele decidiu não deixá-la em casa por conta de seu avançado estado de gravidez.

Por fim, José e Maria chegam ao fim de sua jornada. É então que surge o estalajadeiro. Ele não encontrou nenhum lugar onde pudessem ficar, exceto aquele que parece ter sido um estábulo.

Quando o bebê de Maria nasceu, ela o colocou na manjedoura, ou seja, numa gamela onde os animais comiam. Este foi um episódio simbólico da rejeição que Jesus iria enfrentar mais tarde.

Assim, o imperador e o estalajadeiro desempenharam seus respectivos papéis no plano de Deus sem terem conhecimento do que estava acontecendo.

O edito do imperador fez com que José e Maria fossem a Belém, em cumprimento à profecia (Mq 5.2; Mt 2.5-6). E o estalajadeiro, por causa dos hotéis lotados na cidade, assegurou que o Salvador do mundo pudesse nascer num local apropriado, não em um palácio, mas em um estábulo, não cercado de esplendor, mas no anonimato e na pobreza.

E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria). E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),
A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Lucas 2.1-7

Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.

Por Litrazini
Graça e Paz


Nenhum comentário:

Postar um comentário